Piauí tem alta de 25% na arrecadação, diz Tesouro Nacional

Agência Brasil Agência Brasil

A arrecadação ao longo dos primeiros quatro meses de 2021 [janeiro a abril] subiu em 25 estados e no Distrito Federal, na comparação com o mesmo período de 2020. Apenas o Espírito Santo não registrou crescimento de receita. Os dados constam no Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) com foco nos estados e Distrito Federal, divulgado nesta segunda-feira, dia 21, pelo Tesouro Nacional.

Segundo o relatório, as maiores altas de arrecadação do primeiro quadrimestre ocorreram em Roraima [31%], Rio Grande do Norte [27%], Piauí [25%], Goiás [24%], Sergipe [24%], Alagoas [23%] e Mato Grosso [23%].

Em relação às despesas, também houve crescimento, mas em 21 das unidades da federação. Os maiores crescimentos foram registrados no Maranhão [32%] e Amapá [23%]. Nestes dois estados, inclusive, as despesas superaram o crescimento das receitas, que foram 19% e 7%, respectivamente.

O relatório aponta que houve redução ou estabilidade das despesas em 6 estados, na comparação entre o primeiro quadrimestre deste ano e o mesmo período do ano passado. A maior queda na despesa ocorreu no Espírito Santo [-10%], seguido de São Paulo [-6%], Rio Grande do Sul [-3%] e Alagoas [-1%]. No Tocantins e no Paraná, as despesas ficaram estáveis [crescimento zero] entre os dois períodos comparados.

A publicação também apresentou o resultado orçamentário dos estados, que corresponde à diferença entre as receitas realizadas e as despesas liquidadas em relação à Receita Corrente Líquida (RCL). No primeiro quadrimestre de 2021, a mediana do resultado orçamentário dos estados ficou em 20%. No mesmo período de 2020, a mediana havia sido de 14% da RCL.

Share This Article
Compartilhar:
A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foi criada durante o governo de Fernando Collor em substituição à extinta Empresa Brasileira de Notícias, que por sua vez era continuidade da Agência Nacional, criada por Getúlio Vargas.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias