Piauí abre mais 87 leitos de UTI para pacientes Covid-19

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou nesta terça-feira, dia 25, a ampliação do número de leitos de UTI Covid-19. Ao todo, serão 87 leitos a mais. Na rede hospitalar da capital estão sendo ampliados mais 50 leitos no Hospital Getúlio Vargas (HGV); seis no Hospital Infantil Lucídio Portela e seis leitos no Hospital Natan Portela, totalizando 62 leitos.

No interior, serão ampliados 25 leitos nos hospitais das cidades de Floriano, Piripiri e Parnaíba. Serão 10 leitos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba; no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano 10 leitos; e mais cinco leitos no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri. O aumento de leitos está acontecendo de acordo com o aumento no número de casos.

De acordo com o Superintendente de Gestão da Rede de Média a Alta Complexidade da Sesapi, a taxa de ocupação de leitos é de quase 100%, principalmente na capital. “É uma situação preocupante em que a gente emite esse alerta para a população sobre as necessidades de redobrar os cuidados com as medidas de isolamento social, uso de máscara, álcool em gel e a lavagem das mãos”, explicou Alderico.

O Superintendente esclarece ainda que o Piauí, assim como outros Estados do Brasil, está sentindo dificuldade de conseguir mão de obra qualificada para atender os leitos Covid por causa da alta taxa de adoecimento dos profissionais de saúde. “Atualmente, estamos com 624 profissionais de saúde afastados das suas funções por estarem com Covid ou Síndromes Gripais”, disse Alderico.

Compartilhar
Siga:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias