Dr. Pessoa anuncia compra de usinas de oxigênio em Teresina

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro Coronavírus
Dr. Pessoa
Dr. Pessoa em reunião com representantes de empresa de oxigênio em Teresina. Foto: Divulgação

O prefeito Dr. Pessoa se reuniu na manhã desta terça-feira, dia 30, com representantes de uma empresa de produção de oxigênio. A intenção é investir cerca de R$ 4 milhões para a construção de duas usinas na capital piauiense e garantir o insumo para pacientes com Covid-19.

- Publicidade -

Usinas de oxigênio são máquinas capazes de produzir a substância e fornecer diretamente para unidades hospitalares. A empresa Saúde e Vida foi a mesma responsável por disponibilizar o sistema para Manaus, no Amazonas.

A reunião aconteceu na residência do prefeito e contou com a presença do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a empresa deve produzir 100 cilindros por dia de 13 metro cúbicos.

O próximo passo, revela Gilberto Albuquerque, é avaliar as especificações técnicas como o tipo e tamanho mais adequados para os hospitais de Teresina. A expectativa é que duas usinas de oxigênio sejam instaladas na cidade. “Isso vai assegurar que a gente tenha uma oferta maior de oxigênio, que é uma matéria prima essencial para os pacientes Covid neste momento. Com isso, a gente reduz o risco de desabastecimento”, explica o presidente da FMS.

O prefeito ressalta que desde o início do agravamento da pandemia na capital determinou que sua equipe buscasse alternativas no sentido de minimizar os efeitos da crise sanitária nos leitos hospitalares municipais.

- Publicidade -

“É mais um dos muitos esforços que estamos fazendo no sentido de equipar a nossa rede de saúde para o enfrentamento à pandemia em Teresina. Serão novas usinas que vão nos dar um maior suporte. Já estamos em diálogo avançado no processo de aquisição de vacinas e avançando no calendário de imunização”, disse Dr. Pessoa.

Compartilhe
Siga:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor dos portais Senadinho e Piauí 24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Comentarista na Rede Meio Norte.