Com lockdown, HUT tem queda em internações não Covid-19

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

Mudança de comportamento ditada pelos decretos que restringem o movimento do comércio aos finais de semana, incluindo a proibição dos bares e restaurantes reduziram o número de entradas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).


A medida tomada em função do aumento de internações pela Covid-19 em Teresina reduziu em mais de 30% o número de internações hospitalares não Covid-19 nesse último final de semana (20 e 21 de Março).

Outro dado que reforça o menor impacto no sistema de saúde, é a queda na média de atendimentos por acidentes de trânsito. A redução é de mais de 27% na comparação com o fim de semana anterior (13 e 14 de Março); e de 13% em relação a entradas por agressões segundo levantamento realizado pela unidade de Estatística do Hospital.

“Final de semana é sempre lotação no pronto-socorro devido a traumas que ocorrem em maior quantidade. Com o isolamento social a tendência é ter menos pessoas acidentadas, seja no trânsito ou por outras causas”, disse o médico Hormone Rodrigues, diretor técnico do HUT.

Desafogar os atendimentos do trauma e outras ocorrências também é um dos objetivos da unidade de saúde. “Isso ajuda a diminuir a pressão no HUT, sobrando mais vagas de leitos para outras linhas de cuidados emergenciais como a covid”, explica Fábio Marcos de Sousa, diretor geral do Hospital.

“Termos o controle da pandemia é fundamental para todos os setores da sociedade, por isso é fundamental que não relaxemos com as regras de distanciamento”, concluiu Fábio Marcos.

Compartilhar
Compartilhar:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias