“Teresina tem apenas três leitos de UTI Covid-19”, diz Gilberto

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), médico Gilberto Albuquerque, admitiu neste sábado, dia 06, que Teresina tem apenas três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para pacientes com Covid-19.

Hoje estamos trabalhando com 144 leitos, devemos ir para 160 nesta semana. E nesse momento temos três leitos de UTI somente. Só três desse número todinho. Então estamos com 97%, 98% de ocupação“, disse Gilberto Albuquerque.

O gestor explicou a desativação dos hospitais de campanha e revelou que novos leitos de UTI estão sendo abertos em hospitais da rede pública de Teresina.

“Os hospitais de campanha não tinham equipamentos para esse tipo de paciente. Nós adquirimos equipamentos para UTI no final de janeiro, início de fevereiro. Quando o hospital de campanha foi desativado era porque estávamos com esses equipamentos para substituir aqueles que eram precários”, falou o presidente da FMS.

“Então primeiro adquirimos equipamentos que garantissem leitos de UTI, depois os hospitais de campanha, que eram estruturas precárias, foram desativados. Então nós colocamos o que tinha de hospital de campanha, o que poderia ser usado, na rede hospitalar. E os equipamentos de UTI montamos no Monte Castelo e estamos montando no Dirceu, colocarmos no HU e no São Marcos”, finalizou Gilberto.

Share This Article
Compartilhar:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias