“É impensável”, diz Wellington após decisão do STF sobre UTIs

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

O governador Wellington Dias falou a decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que o Ministério da Saúde reative 278 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no estado destinados a pacientes com Covid-19.

“É realmente estranho a gente ter que ir ao Supremo para poder garantir o credenciamento de leitos hospitalares. Hoje o Piauí teve a decisão da ministra Rosa Weber para poder garantir o credenciamento de 278 leitos”, disse Wellington. “Leitos que estão lotados, com a necessidade para poder ter a chance de salvar vidas. É impensável, o que estamos vivendo. É impensável, mas é uma vitória importante do povo do Piauí“, completou Wellington.

A decisão foi preferida nesta quinta-feira, dia 04, após ação impetrada pelo Governo do Piauí, por meio da Procuradoria Geral do Estado.

Segundo o Piauí, a União habilitou 300 leitos de UTI em 2020 e houve solicitação de prorrogação de 278 leitos neste ano, mas o Ministério da Saúde não respondeu à demanda. A decisão também garante a reativação de leitos para Covid-19 nos estados de São Paulo, Bahia e Maranhão.

A ministra disse que “o discurso negacionista é um desserviço para a tutela da saúde pública nacional”. “A omissão e a negligência com a saúde coletiva dos brasileiros têm como consequências esperadas, além das mortes que poderiam ser evitadas, o comprometimento, muitas vezes crônico, das capacidades físicas dos sobreviventes”, falou Rosa Weber.

A ministra afirmou que que não é “cientificamente defensável” diminuir a quantidade de leitos num momento de alta no número de casos. “É de se exigir do Governo Federal que suas ações sejam respaldadas por critérios técnicos e científicos, e que sejam implantadas, as políticas públicas, a partir de atos administrativos lógicos e coerentes. E não é lógica nem coerente, ou cientificamente defensável, a diminuição do número de leitos de UTI em um momento desafiador da pandemia, justamente quando constatado um incremento das mortes e das internações hospitalares”, completou Rosa Weber.

Share This Article
Compartilhar:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias