Mistério! “Gelo” brota em árvore no interior do Ceará

Uma substância branca, que remete ao gelo, que pinga um líquido transparente, está "brotando" no Ceará
Redação PI24h Redação PI24h

Um mistério está impressionando moradores do bairro Brejo Seco, no município de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, no interior do Ceará. Uma substância branca, que remete ao gelo, que pinga um líquido transparente, está “brotando” no alto de uma árvore. O fenômeno começou a ser notado em setembro de 2023.


Segundo moradores, os galhos pingam uma substância gelada logo ao amanhecer, e durante o dia o líquido espumoso toma os galhos, e a noite se transformam em água. O professor Lamartine Soares Cardoso de Oliveira, do departamento de fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), explicou que o “gelo” é, na verdade, um fenômeno natural.

Segundo ele, a responsável pela formação dessa espuma misteriosa, que possui aspecto de gelo, é uma cigarra da família Cercopidae, de nome científico é Prosapia bicincta. Essa espuma é a proteção das formas jovens da cigarra contra possíveis inimigos naturais.

“Essa situação tem duas funções. Esse líquido, essa espuma, é, na verdade, um resíduo da digestão da cigarra, o excesso do material que elas retiram da planta. E esse mesmo líquido, ela tem que utilizar, proteger seus ovos”, explica o professor ao G1.

A espuma não causa nenhum dano à árvore e muito menos para as pessoas. Não é necessário, por exemplo, cortar os galhos da planta. A quantidade desse material é muito pequeno para trazer algum mal para a árvore. Não traz nenhum mal para o galho, não precisa podar”, completou o professor Lamartine Soares.

“Gelo” brota em árvore no interior do Ceará. Foto: Reprodução
Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias