Lago Guaíba sobe três metros e transborda em Porto Alegre

Prefeitura determinou o fechamento preventivo de comportas do Guaíba
Agência Brasil Agência Brasil

O nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, chegou a 3,17 metros nesta quarta-feira, dia 27, 17 centímetros acima do limite para transbordar. Essa é a maior marca registrada desde 1941, quando as águas chegaram a 4,75 metros no centro histórico, segundo a Prefeitura de Porto Alegre.


Vídeos gravados por moradores mostram a água atingindo calçadas, ruas e avenidas. Com a subida do nível do lago, equipes da prefeitura colocaram sacos de areia na comporta 4 do Cais Mauá para conter o vazamento de água. A Defesa Civil estadual divulgou alerta, no início do dia, para inundação do lago, com validade de 24h.

Desde segunda-feira, dia 25, a prefeitura determinou o fechamento preventivo de comportas do Guaíba para evitar alagamento na área central da capital gaúcha, após previsões de temporais na maior parte do estado nesta semana.

As comportas são portões de aço usados para conter o avanço das águas. As duas últimas comportas foram fechadas na noite desta terça-feira, dia 26.

Compartilhar
Compartilhar:
A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foi criada durante o governo de Fernando Collor em substituição à extinta Empresa Brasileira de Notícias, que por sua vez era continuidade da Agência Nacional, criada por Getúlio Vargas.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias