Menor é apreendido por ameaça de estupro e apologia ao nazismo no Piauí

A ação faz parte da Operação Pessinus onde foram cumpridos dois de internação provisória no PI e SC
Juliana Barros Juliana Barros

O Ministério da Justiça, em conjunto com a diretoria de inteligência da Polícia Civil do Piauí e o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do Ministério Público de Santa Catarina, deflagraram a “Operação Pessinus” na manhã desta sexta-feira, dia 21. O objetivo é combater crimes cometidos no âmbito da internet, incluindo constrangimento ilegal, ameaças, violência psicológica contra mulheres, estupro de vulnerável, apologia a crimes, além de incitação à discriminação e preconceito com base em raça, cor, etnia, religião ou origem nacional. Entre os detidos têm um piauiense de 13 anos.


A operação ocorreu em várias cidades do país, sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de internação provisória nas cidades de Ilha Grande, no litoral do Piauí, Biguaçu/SC, Lucas do Rio Verde/MT e Macaé/RJ. A ação contou com o apoio das polícias do Rio de Janeiro e Mato Grosso.

Menor
Polícia conduz menor apreendido durante operação no Piauí. Foto: Divulgação

O trabalho da equipe de investigação do CyberGaeco do Ministério Público de Santa Catarina foi fundamental para localizar perfis em redes sociais que demonstravam a intenção de cometer atos graves de violência contra pessoas, incluindo estupros, mutilações e massacres em estabelecimentos de ensino e locais de culto, além de enaltecimento de símbolos ligados ao nazismo.

Um dos perfis identificados chamou bastante atenção, pertencente a uma adolescente que, aparentemente, tinha a intenção de incendiar uma escola. Contudo, as investigações revelaram que a jovem estava sendo vítima de extorsão sexual, encontrando-se em uma situação de submissão decorrente disso.

Piauí

Um adolescente investigado tem 13 anos, é natural do Piauí, e possuía perfis de culto a símbolos nazistas, onde compartilhava imagens de automutilação e a cruz suástica. Além disso, propagava imagens de assassinos de massacres escolares e promovia apologia e incitação a crimes contra a vida. Ele também divulgava links de acesso a um grupo de mensagens onde conteúdos proibidos de tortura, pedofilia, crueldade contra animais e pessoas eram compartilhados, incentivando comportamentos perturbadores e ilegais.

Esse piauiense de 13 anos ameaçava sequestrar, estuprar e assassinar uma das vítimas, além de realizar diversas violências sexuais por meios virtuais. Durante a ação, foram apreendidos em sua residência um computador, celular e outros objetos.

  • Vídeo: adolescente é apreendido durante operação no Piauí

Segundo o diretor de Inteligência da SSP/PI, delegado Anchieta Nery, a Polícia do Piauí instaurou inquérito e representou judicialmente por mandados de busca e apreensão, bem como internação provisória dos adolescentes infratores. Ele ressaltou que as polícias judiciárias do Brasil estão preparadas para enfrentar os desafios virtuais, visto que a quantidade de crimes cometidos em meio cibernético já supera o número de crimes físicos. Nery enfatizou a importância do papel dos pais e da sociedade em proteger as crianças e adolescentes por meio da orientação e acompanhamento, destacando que abusos não serão tolerados em nenhum meio.

Crimes

Os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 146 (Constrangimento ilegal), 147 (Ameaça), 147-B (Violência psicológica contra a mulher), 217-A (Estupro de vulnerável) e art. 287 (Apologia de crime ou criminoso) do Código Penal, assim como do art. 20, § 1º, da Lei n. 7.716/89.

Nome

O nome da operação, “Pessinus,” faz alusão à cidade que serviu de sepultamento ao semideus Átis, da mitologia grega. Conforme a lenda, Átis acabou enlouquecendo e se automutilando como forma de expiação ou como parte de rituais religiosos. Ele foi morto, e seu túmulo está na cidade de Pessinus, simbolizando o fim da automutilação e reforçando o objetivo da operação em garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.

Compartilhar

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias