Importunação

PF mira líder da oposição na 24ª fase da operação Lesa Pátria

Deputado federal Carlos Jordy é alvo da nova fase da operação Lesa Pátria
Redação PI24h Redação PI24h
  • Policiais cumpriram mandados no gabinete e na casa do deputado federal Carlos Jordy
  • Carlos Jordy é suspeito de liderar atos antidemocráticos de contestação das eleições de 2022
  • Deputado classificou a ação de "autoritária, sem fundamento, sem indício algum"

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18, a 24ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos entre outubro de 2022 e o início do ano passado, no interior do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição ao governo na Câmara. Os policiais estão cumprindo mandados de busca e apreensão no gabinete do parlamentar e na casa de Jordy.

O deputado é suspeito de liderar atos antidemocráticos de contestação ao resultado das eleições realizados no Rio de Janeiro, como bloqueios das rodovias. Para os investigadores, esses atos podem ter sido preparatórios para a destruição das sedes dos Três Poderes em Brasília.

Em suas redes sociais, Carlos Jordy classificou a ação de “autoritária, sem fundamento, sem indício algum, que somente visa perseguir, intimidar e criar narrativa às vésperas de eleição municipal”. Ele disse que foi “acordado com fuzil no rosto pela Polícia Federal”.

Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados do Rio de Janeiro (8) e no Distrito Federal (2). Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas no País.

Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias