- PF busca identificar financiadores e fomentadores da tentativa de golpe de Estado
- STF expediu 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão – este na Bahia
- Os valores dos danos causados ao patrimônio público devem chegar aos R$ 40 milhões
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira, dia 08, mais uma etapa da Operação Lesa Pátria, dando sequência às investigações que buscam identificar financiadores e fomentadores da tentativa de golpe de Estado.
Há exatamente um ano, as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por grupos insatisfeitos com o resultado das eleições que levaram ao poder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nesta 23ª fase da Lesa Pátria, o Supremo Tribunal Federal (STF) expediu 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva – este na Bahia.
Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Mato Grosso [10], no Rio Grande do Sul [13], Distrito Federal [5], Maranhão [4], na Bahia [2], em Goiás [2], Minas Gerais [2], no Paraná [1], em Rondônia [1], Santa Catarina [2], São Paulo [1] e no Tocantins [3].
“Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar aos R$ 40 milhões”, informou a PF.
De acordo com os investigadores, os suspeitos podem, em tese, responder por sete crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
- Fotos: Nova fase da Operação Lesa Pátria deflagrada pela Polícia Federal