Chegou o ano novo! Confira fatos e os feriados de janeiro de 2024

O único feriado nacional de janeiro é o Dia da Confraternização Universal
Agência Brasil Agência Brasil

Chegamos ao ano novo! Neste primeiro dia de 2024, vamos falar das principais datas deste mês de janeiro. Além de ser o dia de réveillon, o 1º de janeiro é o Dia da Confraternização Universal (data escolhida pela ONU para celebrar a paz e a união entre as pessoas) e o Dia do Domínio Público.

A data, anualmente, é marcada pela inclusão de obras clássicas na categoria de “livre de direitos autorais”. No Brasil, isso acontece 70 anos após a morte do autor da obra (sempre contando o dia 1º de janeiro do ano seguinte ao falecimento). Em 2024, por exemplo, as obras de Graciliano Ramos (como Vidas Secas) entram em Domínio Público.

Dias depois, no dia 6 de janeiro, as festas de fim de ano se encerram “oficialmente” no Brasil. É no Dia de Reis que lembramos a tradição que marca a visita dos três reis magos ao menino Jesus.

Também relacionada à religião, temos duas datas importantes para a conscientização das pessoas no mês. O dia 7 de janeiro é o Dia da Liberdade de Culto. Já o dia 21 de janeiro é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

O único feriado nacional de janeiro é o Dia da Confraternização Universal, porém cariocas e paulistanos vão poder celebrar mais um dia de vacância. O dia 20 de janeiro é o Dia de São Sebastião. A data é feriado na cidade do Rio de Janeiro porque o santo é padroeiro da cidade. Já o dia 25 de janeiro é o aniversário de fundação da cidade de São Paulo. Neste dia, a capital paulista completa 470 anos.

O mesmo dia também é marcado por um episódio triste na história do Brasil. O rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), completa cinco anos. O aniversário da tragédia é uma oportunidade de falar sobre o processo de reparação às vitimas e também sobre como evitar que novas tragédias como esta ocorram no País.

Para fechar o mês, temos em 29 de janeiro, Dia da Visibilidade Trans. A data busca sensibilizar a sociedade para a importância da inclusão e respeito às pessoas transgênero no Brasil.

Share This Article
Compartilhar:
A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foi criada durante o governo de Fernando Collor em substituição à extinta Empresa Brasileira de Notícias, que por sua vez era continuidade da Agência Nacional, criada por Getúlio Vargas.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias