Justiça em Números: TJ-PI avança em diversos indicadores em 2023

TJ-PI atingiu 67% no IPC-Jus do 2º Grau, um aumento de oito pontos em 2022
Redação PI24h Redação PI24h

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) avançou no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus) do 2º Grau e nos Índices de Produtividade de Magistrados e Servidores (IPM e IPS), principais indicadores do Relatório Justiça em Números, produzido anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A edição 2023 foi lançada nesta segunda-feira, dia 28, em Brasília (DF), durante a 2ª Reunião Preparatória do 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário.


Tendo como referência as estatísticas do Poder Judiciário no ano-base 2022, o TJ-PI atingiu 67% no IPC-Jus do 2º Grau, um aumento de oito pontos percentuais em relação ao dado apontado pelo relatório anterior. No 1º Grau, o IPC-Jus se manteve em 57%. Este indicador mede a eficiência dos tribunais brasileiros, considerando o total de processos baixados com relação ao total de processos que tramitaram, o quantitativo de magistrados e servidores e a despesa total do Tribunal (excluídas as despesas com pessoal inativo e obras).

Em relação à produtividade dos magistrados, houve incremento no IPM. O número médio de processos baixados por juiz aumentou de 1.123 para 1.332. Ou seja, o dado aponta que cada magistrado baixou 200 processos a mais que em 2021, o que representa um aumento de aproximadamente 18%.

Quanto ao Índice de Produtividade dos Servidores, que mede o número de processos baixados pelos servidores, também houve aumento: de 67 para 85. Em média, cada servidor realizou a baixa de 18 processos a mais que em 2021, um incremento de mais de 30%.

Para o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, esses avanços são resultados do esforço diário de magistrados e servidores, além de uma gestão mais eficiente, focada em planejamento, com investimentos consistentes em recursos humanos e tecnológicos. “Na prática, a melhoria desses indicadores significa uma prestação jurisdicional mais eficiente e célere à população. Estamos trabalhando para avançar ainda mais, com foco no planejamento estratégico, na otimização de recursos humanos e financeiros, acompanhando rigorosamente o cumprimento das metas nacionais”, disse o desembargador presidente Hilo de Almeira.

Justiça em Números

O anuário Justiça em Números é confeccionado desde 2004 pelo Departamento de Pesquisas Judiciais do Conselho Nacional de Justiça e apresenta um diagnóstico do Poder Judiciário brasileiro com base em indicadores relativos à litigiosidade, pessoal e orçamento.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias