Ministra vem para inauguração do 1º museu indígena do Piauí

O evento será no dia no dia 29 de agosto no município de Lagoa do São Francisco
Redação PI24h Redação PI24h

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, vai participar da cerimônia de inauguração do primeiro museu indígena do Piauí, localizado na comunidade Nazaré, no município de Lagoa do São Francisco, a 208 km de Teresina. O evento será no dia no dia 29 de agosto. O museu vai reunir artefatos e itens históricos de índios das etnias Tabajara e Tapuio, que vivem na região norte do Piauí.


O convite foi feito pelo diretor dos Povos Originários da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), cacique Henrique Manuel, durante o encontro dos povos indígenas, realizado no Mato Grosso, neste final de semana, com o tema Guardiões da Mãe Terra.

O museu é um marco das conquistas dos povos originários do Piauí. O diretor conta que foi uma alegria e um aprendizado muito grande poder participar do chamado do cacique Raoni.

“Quem não gostaria de estar ao lado de um homem como ele. O cacique é uma pessoa muito sábia e tem muito poder dentro do país. Então foi um momento muito importante pra gente representar o Piauí e o Nordeste como um todo”, disse o cacique Henrique Manuel.

Ele explica que do encontro resultou num manifesto que será entregue ao presidente Lula, contendo as propostas consideradas prioritárias dos povos indígenas no Brasil. “Esperamos que responda até o dia nove de agosto, quando se comemora o Dia Nacional dos Povos Indígenas”, ressaltou o cacique Henrique Manuel.

Terras

Segundo o diretor da Sasc, cacique Henrique Manuel, o Piauí tem hoje uma subnotificação de pessoas declaradas indígenas: “Fiquei muito preocupado porque nós trabalhamos em cima de 4.200 indígenas e na Sasc apareceram apenas 307 famílias e somente 197 estão cadastradas no Bolsa Família. Então é preocupante, nós estamos voltando aos municípios para fazer esse trabalho junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para que a gente possa colocar este povo como indígena nos municípios”, avalia o cacique Henrique Manuel.

O Piauí tem hoje três territórios doados pelo Estado, em Queimada Nova e Lagoa de São Francisco e outros 12 territórios já com a qualificação feita pela Funai e pelo Interpi.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias