- Rafael Fonteles assume presidência do Consórcio do Nordeste em 2025
- Governador firma parceria para investimentos com o Ministério da Fazenda
- Assembleia define prioridades para este ano no desenvolvimento do Nordeste
O governador Rafael Fonteles assumiu, nesta quarta-feira (5), a presidência do Consórcio Nordeste. Durante a solenidade, que contou com a presença de ministros do governo Lula, parlamentares e governadores da região, Rafael assinou um Memorando de Entendimento com o Ministério da Fazenda, reforçando o compromisso com a transformação ecológica e investimentos sustentáveis. Na primeira assembleia do ano, foram debatidas estratégias para o desenvolvimento do Nordeste.
O Que Aconteceu
- Presidência: O governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi oficializado como presidente do Consórcio do Nordeste e conduziu a primeira assembleia geral de 2025. A posse reuniu governadores, ministros e representantes da bancada federal do Piauí.
- Parceiro da Fazenda: Um dos primeiros atos da nova gestão foi a assinatura de um Memorando de Entendimento com o Ministério da Fazenda, com o objetivo de fortalecer a agenda da transformação ecológica e tornar o Nordeste referência em investimentos sustentáveis.
- Primeira Assembleia: Os governadores da região discutiram: Reestruturação de subsecretarias e câmaras temáticas; Agenda internacional do consórcio para 2025; Definição de prioridades para o desenvolvimento regional; Dados sobre financiamentos públicos federais no Nordeste.
- Fala Rafael: Ao assumir a presidência, Fonteles destacou a importância da integração entre os estados nordestinos para impulsionar o desenvolvimento econômico e social: “Seguiremos firmes, com garra e determinação, promovendo iniciativas que potencializem nossas riquezas, impulsionem o desenvolvimento e reafirmem o compromisso com a justiça social.”
