Caravana Federativa aproxima governos, destaca Rafael Fonteles

Evento acontece até o dia 21 no Centro de Convenções de Teresina
Redação PI24h Redação PI24h

“A Caravana Federativa, que percorre todo o Brasil com a presença de gestores e serviços de mais de 40 órgãos federais, vai facilitar a liberação de recursos federais a estados e municípios, pois permite resolver pendências burocráticas entre o governo federal e gestores públicos locais”. A declaração foi do governador Rafael Fonteles, nesta quinta-feira, dia 20, durante entrevista coletiva pouco antes da abertura da 10ª edição do evento, que está sendo realizada, nesta quinta e sexta-feira, dia 21, no Centro de Convenções de Teresina.


“A ideia é, exatamente, possibilitar que essas pendências, que ainda existem na celebração de alguns convênios, sejam resolvidas mais rapidamente”, afirmou o governador, destacando ainda que, às vezes, estados e municípios não recebem recursos por falta de uma certidão.

Rafael Fonteles frisou também que o evento simboliza a retomada da aproximação entre o governo federal e os entes federativos. “Além de ser efetiva na resolução de várias questões, a Caravana Federativa simboliza muito esse perfil do governo do presidente Lula de dar as mãos aos entes subnacionais, estados e municípios, para que os recursos cheguem na ponta e melhorem a vida das pessoas nas mais diversas áreas”, destacou o gestor.

A secretária de Relações Institucionais da Presidência da República, Juliana Carneiro, confirmou que as principais ideias da caravana federal são, justamente, vencer burocracias e discutir com os gestores o que deve ser feito para que programas federais cheguem aos municípios e para que obras que estão no papel virem, enfim, realidade.

Juliana Carneiro
Juliana Carneiro, secretária de Relações Institucionais da Presidência. Foto: Divulgação

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, explicou que a caravana vai ajudar a reduzir problemas burocráticos entre a gestão federal e estados e municípios. “Tem convênio dos municípios que precisam de solução. Ao invés do prefeito sair do seu município no Piauí e ir para Brasília, Brasília vem aqui, por meio do governo federal, ao estado do Piauí e, aqui mesmo, as equipes apresentam condições de dar solução”, explicou o gestor.

Wellington lembrou que esse diálogo entre o governo federal e os entes federativos havia sido interrompido. “Eu mesmo fui governador e sei as dificuldades que a gente tinha para essa integração. Agora, é o próprio governo que vem onde está o Estado, o município, os empresários e os trabalhadores”, frisou Dias.

Wellington Dias
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social. Foto: Divulgação

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho da Caridade, estima que 200 gestores municipais participam do evento. Ele celebrou a caravana ter vindo ao Piauí porque vai destravar burocracias que dificultam a liberação de recursos. “É importante para os prefeitos e permitirá a gente buscar recursos de forma mais rápida e fácil. Também é útil para tratar de algumas burocracias e simplificar algumas plataformas do governo federal”, comentou o gestor.

Foto: Divulgação
Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias