Câmara aprova reajuste de 20,8% para professores em Teresina

Vereadores aprovam reajuste de 20,8% para professores em Teresina
Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro
  • A Prefeitura de Teresina tinha proposto reajuste linear de 5%
  • Vereadores aprovaram convocação dos secretários de Finanças e Governo
  • Líder afirma que aprovação atrasa reajuste para professores em Teresina

A Câmara Municipal de Teresina aprovou na manhã desta terça-feira, dia 19, um reajuste de 20,8% para os professores da rede municipal de ensino de Teresina. A Prefeitura de Teresina propôs reajuste de 5%. O percentual foi alterado através de emenda aprovada na Câmara.

Os vereadores ainda aprovaram uma audiência pública com os secretários Danilo Bezerra [Finanças] e Michel Saldanha [Governo] para discutir o reajuste dos professores de Teresina.

“Os vereadores colocaram dentro da lei um projeto ilegal que veio da prefeitura. A prefeitura não respondeu ao TCE e isso foi entregue para cada um dos vereadores e eles colocaram dentro da lei compensando o reajuste que não foi concedido, mas foi reconhecido pelo TCE”, disse Sinésio Soares, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm).

O vereador Antônio José Lira (Republicanos) afirmou que a aprovação atrasou a implantação no contracheque dos servidores e a prefeitura não tem capacidade financeira para pagar o reajuste quatro vezes maior do que o proposto em Teresina.

“Nunca tinha ocorrido o que aconteceu hoje. O governo federal deu 3,72% [de reajuste]. o estado deu 4,43%. O prefeito Dr. Pessoa deu 5%. Há uma intenção de politizar esse momento que a campanha praticamente está iniciada. Se o projeto original fosse aprovado ia para o contracheque de março, e não vai, fez foi complicar”, disse Antônio José Lira.

Professores
Professores em greve protestam na Câmara de Teresina. Foto: Divulgação / Sindserm
Compartilhar
Siga:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias