PF prende dono de loja suspeito de tráfico de drogas no Piauí

A prisão preventiva se deu em cumprimento de mandado na Operação Rota Caipira
Redação PI24h Redação PI24h

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira, dia 26, o empresário Francisco Batista Bezerra Júnior, dono da loja Modelo Veículos, localizada na avenida Barão de Gurgueia, na zona sul de Teresina.


A prisão preventiva se deu em cumprimento de mandado na Operação Rota Caipira, contra o tráfico internacional de cocaína oriunda da Bolívia, Peru e Colômbia com destino ao norte e nordeste do Brasil.

Francisco Júnior foi preso no município de Timon, no Maranhão. No estado, estão sendo cumpridos sete mandados expedidos pela 1ª Vara Federal de Araguaína, no Tocantins, sendo três mandados de prisão preventiva, cinco mandados de busca e apreensão e a interdição de um imóvel onde funciona uma arena esportiva na cidade de Caxias. Outro alvo da operação é o empresário maranhense Waldistom dos Santos Oliveira.

Na ação, estão sendo cumpridos 195 medidas judiciais, sendo 28 mandados de prisão, 95 de busca e apreensão em 14 estados – incluindo o Piauí.

Os policiais federais estão buscando a apreensão de 16 aeronaves, sequestro de três propriedades rurais e bloqueio de valores que pode chegar a R$ 300 milhões. A operação é cumprida por 400 policiais federais, servidores da Agência Nacional de Petróleo (Anp), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e equipes da Polícia Militar do Tocantins, Maranhão e Piauí, além de equipe do grupamento aéreo da Polícia Militar do Tocantins.

As investigações começaram em novembro de 2020 com a apreensão de 815 kg de cocaína na cidade de Tucumã/PA pela Polícia Militar do Pará, após troca de informações com a Delegacia de Polícia Federal em Araguaína/TO.

Aviões

De acordo com as investigações, a organização criminosa adquiria cocaína de fornecedores na Bolívia e Peru e realizava o transporte por uma complexa estrutura aérea até pontos estratégicos no Pará, Tocantins e Maranhão.

Desses estados, a droga era enviada para as capitais Teresina, São Luís e Fortaleza. No entanto, a investigação não descarta que a droga também tenha tido como destino países da Europa.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação, financiamento e tráfico internacional de drogas, organização criminosa internacional e lavagem de dinheiro praticada por organização criminosa.

  • Operação Rota Caipira da Polícia Federal
Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias