Ômega Hospitalar é alvo de operação da PF em Teresina

Redação PI24h Redação PI24h

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira, dia 14, a operação “Quebra Ossos” para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão na distribuidora de medicamentos Ômega Hospitalar, localizada no bairro São Pedro, na zona sul de Teresina.

A operação da Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Deccor) apura prática de inserção de dados falsos no Sistema Único de Saúde (SUS) para repasse de recursos federais decorrentes de emendas parlamentares em município do Maranhão.

A operação cumpre mandados nos municípios de Igarapé Grande/MA, Lago do Junco/MA, Lago dos Rodrigues/MA, Caxias/MA, Timon/MA, Parnaíba/PI e Teresina/PI. Os agentes chegaram ao local pouco depois das 6h da manhã, acompanhados de representantes da Controladoria Geral da União (CGU).

As investigações apontaram que o município de Igarapé Grande/MA teria informado, em 2020, a realização de mais de 12,7 mil radiografias de dedo, quando a sua população total não supera os 11,5 mil habitantes, fato que culminou na elevação do teto para o repasse de recursos que financiam ações e serviços de saúde no ano subsequente (2021).

Polícia Federal deflagra operação “Quebra Ossos”. Foto: Divulgação / PF

Foram verificados indícios de fraudes em contratos firmados pelo município de Igarapé Grande/MA como meio de desviar tais recursos recebidos indevidamente. Além disso, os responsáveis pela inserção de dados falsos nos sistemas do SUS, alvos de prisão temporária, são suspeitos de terem efetuado as práticas ilegais investigadas em vários municípios maranhenses desde o ano de 2018.

As empresas investigadas ocupam posições de destaque no “ranking” das empresas que mais receberam recursos públicos da saúde no período de 2019-2022 no estado do Maranhão, sendo que uma delas foi agraciada com quase R$ 52 milhões recebidos.

A empresa foi alvo da Operação Entrelaçados em maio de 2021. Na época, foram apreendidos documentos relacionados a licitações e computadores da empresa em Teresina.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias