Influenciadora e ator são presos por desvios de doações ao RS

Os dois fraudavam chaves Pix para desvios de doações ao RS
Redação PI24h Redação PI24h

A Polícia Civil do Ceará prendeu uma influenciadora e um ator, ambos de 50 anos, por suspeita de fraudes em chaves Pix para desviar doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As prisões foram efetuadas nesta quinta-feira, dia 13, em Fortaleza.


Segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, o casal criou 235 chaves Pix para fraudar diversas campanhas de arrecadação de donativos. Eles usavam documentos de terceiros para abrir contas em bancos digitais e criar as chaves Pix.

“Esse casal se utilizava de documentos falsos em nome de um casal verdadeiro aqui do Ceará, tem um casal de idosos aqui de Fortaleza também. Eles pegavam os documentos verdadeiros desse casal e colocavam ali as fotos deles, a partir daí constituíram documento falso e a partir desse documento falso criavam contas em bancos, normalmente bancos digitais e a partir dessas contas bancárias criadas com documentos falsos criavam essas chaves Pix”, explicou o delegado João Vitor Heredia, da Delegacia de Crimes Informáticos e Defraudações do Rio Grande do Sul.

A influenciadora tem mais de 26 mil seguidores na rede social. Ela afirma ser apresentadora de rádio e atriz de uma série televisiva. O ator se apresenta como comediante e se define como “recitador, interessado em cinema e TV”.

Segundo os polciais, o casal alegou dificuldades financeiras para apliar o golpe. “Eles já nos adiantaram, ali no primeiro momento, que estavam em dificuldades financeiras, precisavam de dinheiro. Então algumas coisas que nos inferem que, de fato, eles praticaram esse crime para fins de arrecadar dinheiro”, falou o delegado João Vitor Heredia.

Casal é preso por desviar dinheiro de doações para o RS. Foto: Divulgação / Polícia Civil do Ceará

Golpe

Os criminosos criavam contas bancárias com documentos falsos; em seguida, procuravam nas redes sociais campanhas que realmente tinham finalidade de arrecadar dinheiro para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Com as contas falsas, eles criavam centenas de chaves Pix. Depois, o casal divulgava campanhas de doações reais, mas alterando a chave Pix para que o dinheiro caísse na conta deles. Entre as campanhas que foram lesadas pelo casal estão as das influenciadoras digitais Paola Saldívia e Deise Falci.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias