Mais de 250 mil pessoas ficaram sem energia após furtos no Piauí

Mais de 250 mil pessoas ficaram sem luz de janeiro a abril após furtos no Piauí
Redação PI24h Redação PI24h

O furto de cabos é um crime que causa muitos transtornos à população. Serviços essenciais como de comunicação e distribuição de energia ficam comprometidos por conta dessa prática. Somente nos primeiros meses desse ano, a Equatorial Piauí já registrou em média uma ocorrência por falta de energia provocada por furtos de cabos a cada semana, deixando mais de 250 mil pessoas sem luz de janeiro a abril.

Os dados de 2024 indicam que mais de 50% das ocorrências registradas estão concentradas na região litorânea, sobretudo nos municípios de Luís Correia e Parnaíba. Além dos diversos prejuízos causados pelo furto de cabos, é grande o risco de acidentes graves e fatais. “Os danos provocados por essa prática são os mais variados e quando falamos de segurança, as pessoas precisam entender que tocar numa rede energizada pode custar a própria vida”, afirma Abraão Galeno, Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí.

Quando as estruturas elétricas são danificadas no ato do furto, além de comprometer o fornecimento, provocando curtos-circuitos, incêndios, oscilações e falta de energia, a população também tem prejuízos com a perda de equipamentos elétricos. “Ao perceber algum cabo no solo, a orientação da Equatorial é que ninguém se aproxime. Essa área precisa ser isolada e devemos ser acionados imediatamente para garantir a segurança do local”, declara Abraão Galeno.

Quem presenciar o furto de cabos ou suspeitar alguma atividade ilegal deve acionar a Polícia Militar pelo número 190. A denúncia pode ser feita de forma anônima. Quando houver alguma ocorrência por fala de energia provocada por este ato ilícito, a orientação é entrar em contato com os canais de atendimento da Equatorial Piauí, através da central 0800 086 0800 ou via WhatsApp, no número (86) 3228-8200.

Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias