PF prende suspeitos de contrabando de eletrônicos do Paraguai

A ação mobilizou cerca de 350 policiais federais e 53 servidores da Receita
Redação PI24h Redação PI24h

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 19, a “Operação Grande A”, para combater crimes de descaminho, organização criminosa e lavagem de dinheiro em cinco estados, incluindo o Piauí.

A ação mobilizou cerca de 350 policiais federais e 53 servidores da Receita. Foram cumpridos 70 mandados de prisão preventiva e 95 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Piauí.

A investigação apura esquema de importação clandestina de eletrônicos procedentes do Paraguai. As mercadorias são adquiridas por vendedores atacadistas e introduzidas irregularmente no mercado brasileiro para posterior revenda nos Estados.

As diligências apontaram que os eletrônicos eram trazidos ao Brasil através de entradas secundárias na fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, armazenados em pontos de apoio na região fronteiriça, e então transportados para outras regiões do País.

Esse trânsito se dava mediante a atuação de freteiros, que eram os responsáveis pela transposição da fronteira e entrega das mercadorias ao adquirente. O transporte até o destino era realizado mediante uso de veículos de pequeno porte equipados com compartimentos ocultos ou através de caminhões, casos em que os volumes eram acondicionados em meio a cargas lícitas (frios, grãos, etc.).

Estima-se que os grupos investigados tenham internalizado milhões em mercadorias desde o início da pandemia de Covid-19, quando ocorreu o fechamento prolongado das fronteiras entre o Brasil e o Paraguai.

O nome da operação, “Grade A”, é referência aos celulares recondicionados que são importados e negociados com frequência pelos alvos da investigação da PF.

Polícia Federal apreende material contrabandeado em operação no País. Foto: Divulgação
Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias