Importunação

JuLIA, inteligência artificial do TJ-PI, será lançada em Teresina

JuLIA atuará de forma a otimizar as rotinas e automatizar as tarefas no TJ-PI
Redação PI24h Redação PI24h

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realiza, nesta quarta-feira (11), o lançamento do sistema JuLIA (Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial), desenvolvido por seu Laboratório de Inovação, OpalaLab. A JuLIA atuará de forma a otimizar as rotinas e automatizar as tarefas, com a análise de grandes volumes de dados.

Dentre as principais tarefas executadas pela JuLIA, destacam-se a intimação automática após julgamento no PJe; informar, via WhatsApp, aos responsáveis pelos processos em cada setor quais estão na iminência de serem baixados; análise das petições iniciais (valor da causa, bens do processo, análise de pensão); consulta pública processual e consulta de informações diversas (telefones, diário, história, biografia, balcão virtual, endereços) via WhatsApp.

Para o desembargador José Wilson Araújo, coordenador do OpalaLab, o sistema de inteligência artificial beneficiará tanto magistrados, quanto cidadãos. “O uso da JuLIA demonstra o compromisso do Tribunal de Justiça do Piauí em adotar soluções tecnológicas inovadoras para aprimorar a prestação jurisdicional. Este é um exemplo notável de como a tecnologia pode ser aliada do Sistema Judiciário”, afirma.

O lançamento da JuLIA terá início às 9h, no auditório do Pleno da nova sede do TJ-PI, e será aberto a autoridades, servidores e magistrados. O evento contará com a apresentação do projeto, bem como suas funcionalidades, além de uma representação artística do “rosto” da inteligência artificial.

Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias