Com Marcelo Jatene, Hilp inicia cirurgia cardíaca em Teresina

Governo do Piauí abriu oficialmente serviço de cirurgias cardíacas no Hospital Infantil em Teresina
Redação PI24h Redação PI24h

Uma cirurgia de alta complexidade realizada pelo renomado cirurgião cardíaco Marcelo Biscegli Jatene, marcou a abertura oficial do Serviço de Cardiologia Pediátrica no Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp). O procedimento foi considerado um sucesso. O Hilp começou a fazer cirurgias cardíacas em agosto. Jatene é professor associado da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Diretor da Unidade Cirúrgica de Cardiologia Pediátrica do Instituto do Coração (InCor).


O diretor do HILP, Dr. Ribamar Bandeira, declarou que o Serviço de Cardiologia representa um avanço significativo na capacidade de atendimento às crianças com doenças cardíacas na região. “Nossa equipe está pronta para realizar tratamentos de ponta e cirurgias complexas que anteriormente exigiam deslocamentos para outros estados. E a presença do Prof. Marcelo Jatene, uma autoridade internacional em cirurgia cardíaca pediátrica, é um marco que destaca a relevância desse evento para a comunidade médica e a população”, afirmou Dr. Ribamar Bandeira.

O chefe da equipe de cirurgia, Dr. Sebastião Martins, disse que Marcelo Jatene é reconhecido por suas habilidades cirúrgicas excepcionais e vasta experiência em cirurgias cardíacas pediátricas. “Ele tem experiência com ênfase em cirurgia cardiovascular e cirurgia de cardiopatias congênitas”, declarou Dr. Sebastião Martins.

Cirurgia cardíaca infantil no HILP. Foto: Divulgação

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, explicou que o novo serviço de cirurgias cardíacas no HILP integra a Linha de Cuidado da Cardiopatia Congênita, que faz parte do Plano de Expansão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

“O serviço foi projetado com tecnologia de ponta e equipe médica altamente qualificada, dedicada exclusivamente ao cuidado cardíaco de crianças e adolescentes. O objetivo é oferecer diagnóstico precoce, tratamento abrangente e cirurgias de alta complexidade para pacientes pediátricos com doenças cardíacas congênitas e adquiridas”, declarou Dirceu Campelo.

O serviço dispõe de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, laboratórios de última geração para exames diagnósticos, equipe multidisciplinar de cardiologistas pediátricos, enfermeiros especializados e outros profissionais de saúde, todos focados em proporcionar o melhor atendimento possível às crianças.

“Esse serviço irá melhorar a humanização, pois não será necessário a criança e seus familiares se deslocarem para outro estado. É um ganho para a saúde do nosso estado que irá atender de forma mais rápida, proporcionando uma melhor assistência para os bebês que nascem com cardiopatia congênita”, destacou Antonio Luiz secretário Estadual da Saúde.

Marcelo Jatene

“Essa é uma iniciativa fundamental para a população do Piauí e o objetivo é que esse serviço seja referência para as crianças com cardiopatia congênita que são atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse o cirurgião cardíaco Marcelo Biscegli Jatene.

Lançamento de programa de cirurgias infantis em Teresina. Foto: Divulgação
Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias