Chuvas colocam quatro rios em estado de alerta no Piauí

Rio Poti, Parnaíba, Maratoan e Longá mudaram seu status nesta quinta-feira (4)
Redação PI24h Redação PI24h
  • O rio Poti pode ficar a 2 m de sua cota de inundação em Teresina
  • Em Esperantina, o rio Longá já está na cota de alerta
  • SGB convocou os órgão a se manterem prontos para alterações

As fortes chuvas que caíram em Teresina e demais regiões do Piauí na última semana fizeram com que o nível dos rios subisse. De acordo com o boletim publicado às 7h desta quinta-feira (5) pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM, os rios Parnaíba, Poti, Marataoan e Longá mudaram seu nível de normal para “cota de alerta” e “cota de atenção“.

Espera-se que o Rio Poti entre em cota de alerta também nas próximas horas, saindo dos atuais 7, 31 m para 8, 65 m. Sua cota de inundação é de 10 m. Já a cota de inundação do Rio Parnaíba é de 6,87 m. Neste momento, o rio está com 3, 91 de cota, podendo atingir 4, 45 m.

“Considerando o atual cenário, solicita-se que os órgãos de salvaguarda permaneçam de prontidão, acompanhando de perto a evolução da situação, especialmente nas cidades de Barras e Esperantina. Além disso, é importante manter atenção à elevação do nível do rio Poti e Teresina, que poderá entrar em cota de atenção nas próximas horas”, destaca o comunicado do SGB.

Piauí a dentro

Em Barras, o rio Marataoan está em 4, 06 m deve sofrer alteração. A cota de inundação do rio é de 4, 20 m.

A situação no rio Longá em Esperantina, é diferente, com o mesmo já em estado de alerta e sua cota atual em 6, 43 m podendo chegar até a 6, 88 m. A cota de inundação no local é de 7, 40 m.

A cota do rio Parnaíba em Luzilândia é de 4, 37 m e a previsão para o local é que a situação se mantenha estável. O nível da água também deve reduzir em Floriano, que está agora com 3, 90 m e pode chegar a 3, 36 m nas próximas oito horas.

Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias