HGV recebe certificado como Centro de Referência no tratamento ao AVC

A certificação coloca o hospital público do Piauí entre os maiores do país na área.
Redação PI24h Redação PI24h
  • A classificação coloca o HGV entre os melhores do país na área
  • Apenas 25 hospitais receberam a certificação em 2023
  • O reconhecimento vem do protocolo de atendimento ao AVC

A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi agraciada com a certificação Angels Award status Platinum. A certificação coloca o hospital público do Piauí entre os maiores do país na área. Entre as categorias Platinum, Gold e Diamond, apenas 25 hospitais brasileiros foram certificados em 2023. O Programa Angels é uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim que busca qualificar os centros de acidente vascular cerebral já existentes e auxiliar na implementação de novos centros.

O programa classifica os hospitais como prontos para o atendimento do AVC – quando tem a estrutura mínima e monitora os dados – e aqueles com melhores desempenhos são classificados em ouro, platina e diamante. Estes hospitais recebem certificados e são reconhecidos nos grandes congressos nacionais e internacionais.

O reconhecimento do HGV com o prêmio Angels Awards com o status “Platinum” foi motivado pelo protocolo de atendimento ao AVC, que é realizado na unidade de saúde com tempo recorde, gerando uma qualificação de protocolo. O processo de avaliação dos resultados ocorre trimestralmente e é concedido a instituições que apresentam resultados de excelência.

“Com menos de 6 meses da criação da UAVC, o hospital foi capaz de atingir indicadores assistenciais equiparáveis a outras referências do país com mais de duas décadas de experiência. Isso destaca o comprometimento da equipe multiprofissional e a qualidade dos serviços prestados no tratamento do AVC”, disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

O HGV enviou dados dos pacientes internados na UAVC no último trimestre. “É um feito que consolida a posição de destaque do HGV. Menos de um semestre do início da unidade, estamos em pé de igualdade a grandes hospitais privados, como a Unimed de Ribeirão Preto, e até mesmo premiação superior a referências com mais de 2 décadas de experiência, como o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto”, afirmou o secretário de saúde, Antonio Luiz.

Segundo o secretário, o serviço será expandido para outras unidades de saúde no interior do Piauí. “O governo do Estado, por meio da Sesapi, está trabalhando na padronização de serviços ofertados pelos hospitais, de modo que haja excelência no atendimento, e a população saiba quais são esses serviços, que cada hospital oferecerá de modo contínuo e permanente. Em breve teremos também esse mesmo serviço do HGV nos hospitais regionais nas sedes de macrorregião de saúde como Picos, Parnaíba e Floriano”, afirma.

Inaugurada em junho do ano passado, a unidade do HGV é a primeira do setor público especializada no tratamento de pacientes vítimas de AVC tipo III do estado. São dez leitos e uma equipe especializada composta por neurologistas, clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

“Apesar de apenas 6 meses de funcionamento, a unidade apresenta resultados melhores que grandes centros ao redor do Brasil, que já tem décadas de experiência. Esse é apenas o começo de um projeto ainda maior que visa reduzir a mortalidade do AVC no estado do Piauí”, disse o coordenador da UAVC , Irapuá Ferreira.

Os dados são do Relatório do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (NIAVS), referentes ao período de junho a outubro de 2023.

Reconhecimento


O WSO Angels Awards reconhece hospitais de alto desempenho que registraram e forneceram consistentemente dados que ajudarão pesquisar e ajudar a identificar pontos de melhoria no tratamento de pacientes com AVC. Mais de 150 hospitais no Brasil participam e mais de 2800 hospitais no mundo.

Certificação Angels Award Platinum
Share This Article
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias