Importunação

Van com uma tonelada de camarão é apreendida em Teresina

Sefaz e Adapi apreenderam carga com várias irregularidades na BR-316
Redação PI24h Redação PI24h
  • Uma van transportando uma tonelada de camarão foi apreendida em Teresina
  • Veículo transportava o pescado sem refrigeração e desviando rota em Teresina
  • Camarão apreendido não tinha selo de certificação sanitária, segundo a Adapi

Uma van transportando uma tonelada de camarão, com diversas irregularidades no transporte e na nota fiscal do produto, foi apreendido nesta sexta-feira, dia 05, pela fiscalização móvel da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), na BR-316 em Teresina. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) foi acionada para averiguação do material.

“O veículo que transportava o pescado, estava sem refrigeração, e foi encaminhado ao posto da Tabuleta para averiguação dos fiscais da Adapi. Na nota fiscal da carga, a origem constava Fortaleza, e o destino Picos, mas identificamos desvio de rota, já que a carga foi abordada na entrada de Teresina. Essa foi só uma das irregularidades”, disse Márcio Chaves, fiscal da Adapi.

Além disso, o camarão apreendido não tinha selo de certificação sanitária. “O produto não tinha o selo SIF ou SISBI, e estava sendo transportada em recipientes reutilizados e sem gelo num veículo não refrigerado o que poderia torná-lo impróprio para o consumo”, explicou Daniela Rabelo, gerente de trânsito e fiscal da Adapi.

Para realizar o transporte de alimentos de um estado para outro, é necessário que o produto tenha certificado sanitário SIM – SISBI ou SIE – SISBI ou SIF. Diante das irregularidades, foi lavrado o auto de apreensão e destruição do produto, além de aplicação de multa de 800 UFR-PI, o que equivale a R$ 3.616,00.

Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias