A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), convocou 322 novos professores seletivos para suprir as demandas de alunos, considerando o retorno integral às aulas vigentes.
O chamamento faz parte do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, referente ao Edital n° 006/2021. Esses docentes atuarão em turmas do Primeiro Ciclo (Polivalência) e anos iniciais do Ensino Fundamental, e quatro professores atuarão em turmas do Segundo Ciclo (Matemática).
O secretário de Governo, André Lopes, destaca que a Prefeitura vem trabalhando para suprir essa demanda, a fim de manter o calendário letivo em dias.
“Durante o ano passado, foi feito um seletivo da Semec, no qual foram colocados diversos professores substitutos em diversas áreas. Ainda estamos precisando desses docentes para suprir o quadro. Portanto, estamos convocando mais 322 novos professores que atuarão na rede municipal e mantendo o calendário escolar em dias”, disse o secretário.
Segundo o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, as escolas da rede pública, tanto estadual quanto municipal, funcionaram, em 2021, na maior parte do ano, usando de ferramentas e atividades de forma remota. Com o arrefecimento da Covid-19, pôde-se expandir esse modelo de ensino para o presencial, inicialmente híbrido e agora 100% presencial.
“Isso fez com que muitos professores que acumulavam contratos no Estado e Prefeitura de Teresina, desistissem de alguns desses contratos, já que agora precisam se apresentar em sala de aula presencialmente, o que acarretou a grande demanda por professores. Além disso, temos contratos encerados, já que professores substitutos têm contratos de dois anos, o que aumenta a demanda”, afirma o secretário Nouga Cardoso.
O contato de professores substitutos na Semec é uma situação de necessidade contínua, pois também substituem professores que estão na área administrativa da Semec e direção de escolas. “Assim, o prefeito Dr. Pessoa, entendo da necessidade da não interrupção das aulas em Teresina, determinou, mais uma vez, a contratação de professores substitutos e ainda do quadro remanescente do ano passado e autorizou um novo certame seletivo para termos permanentemente professores a serem contratados para que não faltem professores nas escolas da rede municipal”, disse o secretário da Semec.