Helicóptero com sensor térmico: como foi a prisão de Geneilton Araújo

Homem foi preso suspeito de matar ex-companheira e os filhos em Paquetá
Ananias Ribeiro
  • Geneilton Araújo foi preso suspeito de matar Jairane e os filhos Vinícius e João Gabriel
  • Helicóptero com sensor térmico da Secretaria de Segurança do Ceará foi usado em Paquetá
  • Equipamento foi essencial para encontrar suspeito escondido em "toca" entre pedras no Piauí

“Não pegava nunca se não fosse o helicóptero”. A frase dita por um popular que filmou o local onde Geneilton Luiz de Araújo, conhecido como Neilton, se escondia na mata em Paquetá, na região de Picos, revela um instrumento essencial para a prisão do suspeito de assassinar Jairane Moura da Silva, de 29 anos, e seus filhos, Vinícius Emanuel (6) e João Gabriel (8): o Airbus Helicopters Deutschland H135 Helionix, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.


O Que Aconteceu

  • Suspeito estava em “toca” de baixo de pedras: O helicóptero Airbus H135 saiu de Juazeiro do Norte (CE) e chegou à área de buscas na tarde de sexta-feira (7). Em poucas horas depois Geneilton foi capturado – ele se escondia em uma pedreira onde improvisou uma “toca” de baixo de pedras, um local estreito e forrado com folhas. Deitado entre as pedras, uma garrafa pet com água era sua companhia. A “toca” dificultou o trabalho dos policiais que passaram seis dias na mata em busca de Geneilton.

  • Vídeo: Veja local onde Geneilton Araújo se escondia na zona Rural de Paquetá
https://twitter.com/pi24h/status/1898996514673807791
  • Sensor térmico essencial para captura: O coronel Josuer Saraiva, comandante do Comando de Aviação e Operações Aéreas da Polícia Militar do Piauí, descreveu a aeronave como um instrumento com condições técnicas para voo noturno e sensores de calor. O Airbus H135 é um bimotor – rotor principal e de cauda – equipado na sua configuração policial com câmera de margeador térmico com um amplo raio de abrangência capaz de encontrar um ser humano até de baixo de pedra, como localizou Geneilton.

  • Buscas sem sensor térmico dependem da movimentação do suspeito: O helicóptero Esquilo do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAer), da Polícia Militar do Piauí, iniciou a operação de varredura na última quinta-feira (6). A aeronave foi essencial para definir a área de busca, mas não avançou para a sua captura já que o indivíduo estava escondido na “toca” improvisada na mata. A conclusão da operação se deu graças ao Airbus H135, mais precisamente ao seu margeador térmico, equipamento essencial em operações de buscas como a que ocorreu em Paquetá.

  • Helicóptero já foi usado no Piauí em 2019: Não é a primeira vez que o H135 é usado para prender criminosos em fuga no Piauí. Em 30 de abril de 2019, dez criminosos fortemente armados assaltaram as agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil em Campo Maior. Cinco bandidos foram presos após serem localizados na mata entre Batalha e Piracuruca com o uso da câmera de margeador térmico do helicóptero do Ceará.
Geneilton Luiz de Araújo
Geneilton Luiz de Araújo durante prisão em Paquetá. Foto: Reprodução

Siga o pi24h. nas redes sociais Instagram, TikTok, Twitter e no WhatsApp. Curta nossa página no Facebook, Google Notícias e Youtube. Envie informações via WhatsApp pelo [86] 99937-6999.

Compartilhar:
Seguir:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.