Saiba quem é Iracema Correia, que reivindica terras em Jericoacoara

Iracema Correia São Tiago, reconhecida pelo Ceará, busca oficializar posse de áreas na Vila de Jericoacoara
Redação PI24h Redação PI24h
  • Iracema Correia reivindica 83% das terras da Vila de Jericoacoara
  • Acordo propõe 49 mil m² de terras não ocupadas à empresária em Jeri
  • Moradores protestam contra o acordo, temendo prejuízos às áreas livres na Vila

A empresária Iracema Correia São Tiago reivindica a posse de 83% das terras da Vila de Jericoacoara, incluindo áreas sobrepostas ao Parque Nacional. Reconhecida pelo estado do Ceará, o acordo extrajudicial propõe transferir à empresária 49 mil m² de terras não ocupadas. O caso gerou protestos entre moradores.


A empresária Iracema Correia São Tiago reivindica a posse de 83% das terras da Vila de Jericoacoara, no Ceará, um dos destinos turísticos mais famosos do Nordeste. A área, que totaliza 73,5 hectares, foi adquirida por seu ex-marido na década de 1980, e após análise documental, o estado reconheceu Iracema como proprietária da maioria das terras da vila.

O acordo extrajudicial, que vem sendo conduzido pela Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), prevê a concessão de 4,9 hectares de terras não ocupadas para Iracema. A área exclui vias de acesso e terrenos de interesse do estado.

Moradores da região têm se manifestado contra o acordo, preocupados com possíveis impactos nas áreas livres da Vila. Os protestos tiveram início em outubro de 2023, após a divulgação do acordo. A Vila de Jericoacoara possui um total de 88,2 hectares, e parte das terras reivindicadas por Iracema se sobrepõe ao Parque Nacional de Jericoacoara.

Iracema, atualmente com 78 anos, vive em Fortaleza e é natural do Rio de Janeiro. Desde jovem, passou a morar no Ceará, acompanhando a transferência de seu pai, funcionário do Banco do Brasil. Após seu divórcio, ela ficou com parte dos terrenos adquiridos por seu ex-marido, incluindo a fazenda Junco I, foco da disputa atual.

Jericoacoara
Área na linha verde é reivindicada por Iracema Correia. Foto: Reprodução
Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias