- Casos crescem com a chegada do período chuvoso no país
- Pelo menos 194 mil doses serão distribuídas em 521 munícipios
- O Distrito Federal deve ter sua vacinação antecipada para sexta-feira (9)
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nessa quarta-feira (7) demonstram que apenas em 2024, o Brasil já registrou mais de 390 mil prováveis casos de dengue, com 54 mortes em todo o país. Há ainda mais 273 óbitos que estão sob investigação do Ministério para saber se foram causados ou não pela doença.
Os estados do Acre, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal decretaram situação de emergência pública, no intuito de acelerar a aquisição de recursos do Governo Federal antes que os danos à saúde pública e um caos no sistema de atendimento se alastre.
Assim, é provável que o Governo Federal antecipe o início da vacinação contra a dengue já para esta sexta-feira (9). O Distrito Federal deve receber pelo menos 194 mil doses da vacina Qdenga que será distribuída inicialmente em 521 municípios-chave brasileiros.
O Piauí registrou uma morte por dengue hemorrágica na última segunda-feira (5), mas apesar disto está na contramão da maioria dos estados com uma redução de 17,5% no número de casos prováveis da doença em comparação com as primeiras seis semanas de 2023.