83% da população não tem coleta de esgoto no Piauí

No geral, 42,7% das residências sem acesso à coleta de esgoto no país estão no Nordeste
Redação PI24h Redação PI24h

No Piauí, 83% da população não está conectada a uma rede de coleta de esgoto – é o maior índice do Brasil. No geral, 42,7% das residências com privação de acesso à coleta de esgoto no país estão no Nordeste. Os dados são de estudo do Instituto Trata Brasil com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Ao todo, 70 milhões de pessoas, aproximadamente, não têm acesso a sistemas de coleta de esgoto no Brasil. Mais de 102 milhões de brasileiros vivem diariamente com algum tipo de privação de saneamento no Brasil. Uma a cada duas pessoas mora em uma residência sem acesso a serviços básicos como abastecimento de água, coleta de esgoto, ou até um banheiro no País.

O trabalho avaliou cinco tiros de problemas: falta de conexão à rede geral de água; abastecimento irregular de água tratada; ausência de caixa d’água ou reservatório; falta de banheiro em casa; e falta de coleta de esgoto. No Nordeste, 40,3 milhões de pessoas tem algum tipo de privação do tipo. O problema que mais afeta é a falta de coleta de esgoto. Todos os dias, mais de cinco mil piscinas olímpicas cheias de rejeitos sanitários são despejados em rios e mares do País.

  • Privação de coleta de esgoto no País
Imagem: Reprodução / Folha de S. Paulo

O pesquisador Fernando Garcia de Freitas, do Instituto Trata Brasil, afirmou que a falta de banheiro individual é a privação que mais se relaciona com a dignidade e saúde humana. “Esse problema de saneamento se tangencia de forma mais clara com a política habitacional. É uma solução que a gente não resolve sem programas de reforma”, disse em entrevista à Folha de S. Paulo.

Outro dado da pesquisa é que 31 milhões de brasileiros não têm como armazenar água onde moram – o maior percentual é no estado de Roraima com 54,2%. No Piauí, os que não tem como guardar a água para consumir atinge 36,1%.

Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias