No domingo, 80% da população vai ficar sem água em Teresina

Águas de Teresina diz que manutenção vai preparar para aumento do consumo no B-R-O Bró
Redação PI24h Redação PI24h

A Águas de Teresina, concessionária de abastecimento d’água e esgotamento sanitário da capital, informou que no próximo domingo, dia 06, fará uma parada programada no sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA Sul) a partir das 12h, com previsão de conclusão do serviço de manutenção para as 18h, sendo necessária a interrupção do fornecimento de água durante o esse período para 80% de Teresina.


“O serviço está previsto para ser finalizado às 18h e, logo após a sua execução, o funcionamento da rede será restabelecido, com retorno gradativo da água. Como o sistema funciona por pressão, a água chegará mais rápido nas regiões centrais e só depois nas áreas mais elevadas da cidade. Ao longo da manutenção, o abastecimento ficará interrompido para 80% da cidade, sendo necessário a população reservar água”, informou, em nota, a Águas de Teresina.

A manutenção faz parte do plano de prevenção da empresa para o período mais quente do ano, que compreende os meses de Setembro, Outubro e Novembro. A ação inclui a modernização do sistema de bombeamento, limpeza da estação e manutenção dos painéis elétricos e da subestação de energia elétrica, envolvendo mais de 50 colaboradores da Águas de Teresina.

Além da parada de manutenção na ETA Sul, desde o início do ano a empresa vem realizando investimentos para suportar o consumo de água, que aumenta em até 30% nesse período do B-R-O BRÓ, quando as temperaturas ultrapassam os 40° C. “Outra preocupação nossa é realizar campanhas educativas para o consumo consciente da água, a partir do contato direto com as lideranças comunitárias cadastradas no projeto social Afluentes”, reforçou o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

Investimentos

O plano da Águas de Teresina engloba investimentos para a implantação de 8 novas unidades de bombeamento (boosters); perfuração de 3 novos poços e ampliação da produção de mais 10 poços; substituição de 1.735 metros de rede de abastecimento e extensão de 2.739 metros; 11 interligações; além da modernização de estruturas como o booster do Petrônio Portella e do Planalto Uruguai. Com as melhorias, haverá um incremento de 460.000 l/h de produção.

“Nos últimos anos, em virtude dos investimentos já realizados pela empresa na capital, seja em infraestrutura, equipamentos e profissionais especializados, tem sido possível garantir o fornecimento de água regular para a população nesses meses de maior calor. Agora em 2023, com a modernização que vamos fazer na ETA Sul, somada aos novos investimentos em infraestrutura em diversas regiões da cidade e monitoramento 24h a partir do Centro de Controle de Operações, vamos garantir a continuidade do abastecimento em toda a zona urbana de Teresina”, reforçou o diretor-executivo da concessionária, Renee Chaveiro.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias