- Professores deflagrar greve geral na rede da Prefeitura de Teresina
- Eles cobram reajuste de 20,8% e pagamento de R$ 73 milhões
- O 1º ato da greve será uma assembleia em frente a Semec
Os professores da rede municipal de ensino de Teresina decidiram em assembleia geral realizada nesta quinta-feira, dia 29, deflagrar greve geral da categoria a partir da próxima segunda-feira, dia 04.
Os profissionais alegam descumprimento do Estatuto do Magistério e de acórdão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) que prevê o pagamento de R$ 73 milhões referentes a repasses não realizados em 2022.
“Devido a intransigência do prefeito José Pessoa e do secretário Reinaldo Ximenes, que não responderam a nossa correspondência, já é a segunda assembleia, nós aprovamos que a greve da educação municipal começa na próxima segunda-feira”, disse Sinésio Soares, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm).
Os profissionais exigem o cumprimento da legislação federal e municipal, reajuste de 20,8%, bem como, melhorias na manutenção e estrutura das escolas e CMEIs. A primeira atividade da greve da educação municipal será uma assembleia marcada para segunda-feira, dia 04, em frente ao prédio da Semec.
“A categoria vai para as ruas, vai lutar, porque não podemos ter um achatamento salarial”, completou Hemana Nunes, diretora colegiada do Sindserm.