Sem doses, idosos se aglomeram em locais de vacinação em Picos

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro Picos
Vacinação em Picos
Idosos se aglomeram em local de vacinação em Picos. Foto: Josimar Santana / Portal Grande Picos

A falta de vacinas contra a Covid-19 provocou aglomeração de idosos nesta terça-feira, dia 23, no município de Picos, a 314 km de Teresina.

- Publicidade -

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Aldo Gil, a Prefeitura recebeu 4.259 doses para a vacinação de idosos entre 75 e 79 anos – número insuficiente para atender a real demanda da faixa etária em Picos. Sem doses para todo mundo, idosos se aglomeraram nos locais de vacinação no município do Piauí.

“Essa aglomeração está se dando devido ao desespero da população que está com medo de não ter doses suficientes para eles. A gente entende o receio, o Ministério da Saúde está se baseando em um Censo de 11 anos atrás, no último Censo do Ibge. O que está acontecendo é que todo mundo tem um parente de idade mais avançada, que já passou a faixa etária de vacinação e ficaram alguns sem vacinar”, explicou Aldo Gil ao Portal Grande Picos.

O secretário cita que o Censo aponta 1.200 idosos de 80 anos no município, mas na realidade eles são cerca de 2.200.

“Estamos estudando um meio que contemple essa situação da melhor forma possível, mas enquanto a quantidade de doses for menor que a demanda, nos depararemos com filas. Estamos trabalhando incessantemente para conseguir imunizar toda a população picoense, por isso somos uma das poucas cidades do Piauí e do Brasil que aderiram ao consórcio de vacinas, para estarmos prontos para adquirir o imunizante para todos os picoenses assim que for liberado para compra”, disse, em nota, a Secretaria Municipal de Saúde.

- Publicidade -

Compartilhe
Siga:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor dos portais Senadinho e Piauí 24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Comentarista na Rede Meio Norte.