Gaeco faz operação contra desvios na Prefeitura de Luís Correia

Operação Volt combate desvios de recursos públicos na Prefeitura de Luís Correia
Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro
  • Estão sendo cumpridos oito mandados de busca em Luís Correia, Parnaíba e Teresina
  • Além de dois mandados de prisão e 10 mandados de sequestro de bens no Piauí
  • Os alvos são suspeitos de fraude à licitação, corrupção ativa e corrupção passiva em Luís Correia

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), deflagou na manhã desta quarta-feira, dia 07, a Operação Volt, contra desvios de recursos públicos na Prefeitura Municipal de Luís Correia, no litoral do Piauí.

Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Luís Correia, Parnaíba e Teresina; dois mandados de prisão preventiva e 10 mandados de sequestro de bens, conforme Decisão da Central Regional de Inquéritos III – Polo Parnaíba.

A investigação apura desvios de recursos públicos destinados ao serviço de iluminação pública de Luís Correia, por meio das condutas criminosas de fraude à licitação, corrupção ativa e corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Entre os alvos estão agentes públicos, empresas com atuação no município e seus sócios proprietários no Piauí.

Até o momento, a investigação aponta a existência de uma estrutura criminosa composta por agentes públicos, empresários e suas respectivas empresas que tem por fim desviar recursos públicos do município de Luís Correia. A dinâmica criminosa consiste no direcionamento de licitações à determinada empresa utilizada pela organização criminosa, seguido de sua contratação com sobrepreço pela Prefeitura de Luís Correia.

Após o pagamento da empresa, parte do recurso público era remetido, diretamente ou por meio de pessoas interpostas, a agentes públicos ocupantes de cargos na estrutura da Prefeitura de Luís Correia.

A operação foi deflagrada em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), a Força Integrada de Combate a Organizações Criminosas no Piauí (FICCO), composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PC-PI), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Penal e a Polícia Militar (PM-PI).

  • Fotos: Gaeco deflagra operação contra desvios na Prefeitura de Luís Correia
Share This Article
Compartilhar:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias