Porto de Luís Correia recebe 2ª draga e acelera obra no Piauí

A draga em operação é uma das mais modernas do mundo e foi fabricada na Holanda
Redação PI24h Redação PI24h

O Porto de Luís Correia, no litoral do Piauí, recebeu, na última sexta-feira, dia 13, a segunda draga que vai atuar na obra de dragagem do canal externo. A draga, que tem 80 metros de comprimento, 15 metros de boca e capacidade da cisterna de 2.300 metros cúbicos, é uma das mais modernas do mundo e foi fabricada na Holanda.

Com duas dragas trabalhando simultaneamente, o cronograma da dragagem será antecipado e o Porto de Luís Correia poderá receber embarcações de médio a grande porte em breve. Segundo o presidente da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí), Victor Hugo, a obra de dragagem do Porto de Luís Correia é fundamental para o desenvolvimento e a competitividade do Piauí, que poderá alcançar um nível superior de crescimento e progresso.

“O Porto de Luís Correia é uma aspiração antiga e um projeto que vai mudar a situação econômica e social da área. Estamos empenhados em finalizá-lo o quanto antes e poder gerar novas possibilidades e investimentos para o nosso estado”, ressaltou Victor Hugo.

A presidente do Porto do Piauí, Cristina Araújo, ressaltou que a dragagem é um passo fundamental para a operacionalização do terminal pesqueiro. “A dragagem vai permitir que navios com maior capacidade possam acessar o porto e escoar a produção pesqueira do Piauí, que é uma das maiores do Nordeste. Além disso, vai abrir as portas para novos mercados e parcerias comerciais com outros países”, disse a presidente.

Obras

A conclusão da primeira etapa do Porto de Luís Correia – Terminal Pesqueiro e dragagem do canal de acesso ao rio Igaraçu, foi anunciada para dezembro deste ano, pelo governador Rafael Fonteles durante solenidade de assinatura da ordem de serviços para início das obras, no dia 25 de maio. No total, serão investidos R$ 90 milhões, o maior volume de recursos já aplicados pelo Governo do Estado em obras públicas.

O Terminal Pesqueiro de Luís Correia deverá revitalizar um setor de grande importância econômica e social, a partir da atualização dos procedimentos e processos produtivos da cadeia do pescado.

O projeto prevê ainda a expansão do complexo portuário para fins de construção de um porto operacional para dar condições de acesso a turistas e transporte de carga. O porto terá uma localização estratégica, próxima ao Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, à Zona de Processamento e Exportação (ZPE) Parnaíba e a BR 343.

O Porto de Luís Correia é o único porto público do Piauí e tem uma área total de 180 hectares. Ele está localizado a 18 quilômetros da cidade de Parnaíba, localizada a 336 quilômetros da capital Teresina.

Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias