- Bateria portátil explodiu em voo das Filipinas para Xangai, na China
- O avião modelo Airbus A320 fez um poso de emergência em Hong Kong
- Anac tem orientações para uso de baterias em voos no Brasil
Um avião que decolou das Filipinas com destino a Xangai, na China, foi obrigado a fazer um pouso de emergência em Hong Kong após uma bateria portátil explodir a bordo e provocar fumaça dentro da aeronave na noite da última segunda-feira, dia 19.
O incidente foi registrado em vídeo por passageiros que, com medo, cobriram a boca enquanto a fumaça tomava conta do Airbus A320. Um dos passageiros afirmou que o avião estava no ar a cerca de uma hora quando a fumaça começou
“Fiquei apavorado porque pensei que o avião estava caindo. Eu só conseguia pensar em meu filho pequeno e em como ele sentiria minha falta. Fiquei muito aliviado quando o avião pousou”, disse o homem a Reuters.
O avião pousou em segurança e equipes de bombeiros e médicos fizeram verificações de segurança e atenderam os passageiros. Ninguém ficou ferido. O avião viagem e pousou com cerca de três horas de atraso no Aeroporto Internacional de Xangai.
- Vídeo: Bateria explode e avião faz pouso de emergência em Hong Kong
Um avião de passageiros realizou uma aterrisagem de emergência em Hong Kong pela explosão de uma bateria de um passageiro, não houve feridos, só muita fumaça na cabine. #HongKong #China pic.twitter.com/IX5zokq9dL
— HbjR (@hbj_r77032) February 20, 2024
Brasil
A Agência Nacional de Avião Civil (Anac) orienta que baterias de íon lítio sobressalentes com mais de 100 Wh e até um máximo de 160 Wh, incluindo baterias externas e powerbanks, devem ser transportadas na bagagem de mão.
As baterias devem ser individualmente protegidas “colocando-as em embalagens originais de varejo ou isolando seus terminais” (tampando as entradas expostas ou colocando o objeto em um saco plástico ou bolsa de proteção separada, por exemplo).