Importunação

Rei Charles III é diagnosticado com câncer na Inglaterra

Caso precise ser afastado das atividades, um Conselho assume as funções do rei.
Renato Rodrigues Renato Rodrigues
  • Charles III descobriu o câncer quando foi internado para exames
  • Buckingham não informou o tipo, nem o estágio do câncer
  • Charles estará afastado de atividades públicas, mas permanece no escritório

No primeiro ano do reinado que por tanto tempo esperou, o rei Charles III viu o Palácio de Buckingham informar na última segunda-feira (5), que sua Majestade está com câncer, sem descrever o tipo, tampouco o estágio do mesmo.

Mas e agora, o que acontece se Charles precisar se afastar de suas atividades reais. Quem assume as responsabilidades?

De acordo com a BBC, rede britânica de comunicação, a Constituição do Reino Unido prevê que, quando o chefe de Estado não tiver condições de cumprir suas obrigações oficiais, um conselho de Estado será nomeado e ocupará o lugar e as funções do rei. Este conselho é formado por membros da família real:

  • Rainha Camilla (esposa de Charles)
  • Príncipe William (filho mais velho)
  • Princesa Anne (irmã)

Os príncipes Harry e Andrew não podem mais ser convocados porque, apesar de ainda serem parte da realeza, não podem mais trabalhar em funções reais.

Ainda de acordo com o palácio, o rei Charles III já iniciou o tratamento contra o câncer. Algumas atividades públicas serão adiadas por recomendação médica, mas ele deve seguir com demandas em escritório e os encontros semanais com o primeiro-ministro.

Nesta terça-feira (6), o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, disse que o tumor foi descoberto em estágio inicial. A doença foi descoberta quando Charles passou por uma internação hospitalar para tratar o crescimento da próstata, que não era um tumor, de acordo com a Reuters.

Compartilhar

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias