Prefeitura de Timon fortalece turismo no Maranhão

O encontro reuniu gestores do município e contou com a presença de diversas autoridades em Timon
Redação PI24h Redação PI24h

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 02, no auditório da Universidade Estadual do Maranhão- Pólo Timon o evento “Expedições de Turismo”, promovidas pela Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão, que contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Timon.


O encontro reuniu gestores do município e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes das Secretarias de Meio Ambiente, de Finanças e de Educação de Timon, Ifma, Senac, Sebrae, representante da Associação de Turismo de Timon e o presidente da Câmara de Vereadores de Timon, vereador Celso Tacoani.

O tema da reunião desta segunda-feira é “Construindo Roteiros” e destaca a necessidade de criar experiências turísticas únicas e envolventes em todo o Estado do Maranhão. O evento incluiu uma reunião com gestores municipais, além de visitas aos pontos turísticos de Timon e o cadastramento de empreendimentos de bares, restaurantes e rede hoteleira pelos técnicos do Cadastur (Sistema de Cadastro de empreendimentos voltados para turismo que é fonte de consulta para turistas).

A superintendente de regionalização da Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão, Aline Sousa, falou sobre as atividades planejadas para esta etapa do projeto. “Estamos realizando a 9ª expedição aqui no Polo Cocais, nós temos 9 polos turísticos no Maranhão. Nossas visitas são para conhecer a realidade e as demandas de cada cidade de cada polo do Estado. Nossa equipe se divide em cada cidade e temos um diálogo com os gestores municipais e representantes de classe com o intuito de conhecer esta realidade e apresentar nossas ações”.

  • Fotos: Prefeitura de Timon fortalece o turismo no Maranhão com apoio ao evento “Expedições de Turismo” da Secretaria de Estado do Turismo

“A outra equipe visita os pontos turísticos para ver as instalações, acessibilidade e toda infraestrutura pra ter uma noção de como estão as coisas. Além disso, a coordenadora do Cadastur também está cadastrando bares, restaurantes e hotéis no sistema para que os empreendimentos estejam cadastrados para o Ministério do Turismo para entrar no Mapa do Turismo”, completou Aline Sousa.

Aline também ressaltou que o projeto traz qualificação para o município. “Nosso superintendente de qualificação está trazendo dois cursos voltados para qualidade no atendimento e outras temáticas para a população. Além disso tem também teremos os cursos à distância, que serão realizados ainda este ano. Nosso intuito é que os municípios tenham conhecimento e qualificação para trabalhar seus roteiros turísticos para poder comercializar e por o município na rota do turismo estadual e até nacional.”

Laura Carvalho, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Timon, destacou a relevância deste projeto para a cidade, ressaltando os benefícios econômicos e turísticos que ele pode trazer para a região. “O turismo desempenha um papel crucial na geração de empregos, no crescimento econômico e na promoção da cultura local. Nós temos um grande potencial para o Eco Turismo. Hoje iremos elencar as nossas potencialidades e ideias para levar ao encontro que acontecerá em São Luís ainda neste mês. E estamos trabalhando para conectar o nosso roteiro turístico também com o do Piauí.”

Além disso, foi anunciado que nos dias 17 e 18 de outubro, os representantes de todos os polos turísticos do Estado estarão em São Luís para uma reunião que visa à elaboração de um roteiro turístico abrangente para todo o Estado do Maranhão.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias