Prefeitura lança campanha Outubro Rosa no Caism

Campanha alerta mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama em Timon
Redação PI24h Redação PI24h

A prefeita de Timon, Dinair Veloso, realizou nesta segunda-feira, dia 02, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa, movimento nacional de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O lançamento foi realizado no auditório do Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (Caism), unidade da Prefeitura referência no atendimento multiprofissional às mulheres no município e região.

A solenidade foi marcada por depoimentos emocionantes. Jânia Maria, 47 anos, descobriu um câncer de mama após realizar consultas e exames no Caism. “O atendimento foi muito bom, graças a Deus. Eu descobri aqui no Caism, com o doutor Breno. No Caism me sinto muito bem recebida. Daqui, fui encaminhada para Teresina já pra fazer minha cirurgia e agora vai fazer um ano que estou curada”, conta.

O médico mastologista do Caism, Breno Pontes, alerta que quanto mais cedo for feito o diagnóstico do câncer de mama, maior é a probabilidade de cura. Ele explica que o principal sinal de alerta para doença, é o nódulo palpável, que a mulher pode identificar em um simples autoexame das mamas.

“Neste mês intensificamos a prevenção ao câncer de mama, por meio de palestras, exibição de documentários, relatos de casos de pacientes e nas instituições de saúde dando maior acesso à exames de diagnósticos, às cirurgias. Quanto mais precoce, melhor o tratamento. Então, pelo menos uma vez por ano, fazer seus exames ginecológicos, mamografia a partir dos 40 anos e procure sempre os especialistas. Em 80% dos casos, o nódulo palpável é o principal sinal de alerta de câncer de mama, além da vermelhidão da mama, saída de secreção e dor”, explica o médico, que proferiu palestra para o público na abertura da campanha.

  • Fotos: Lançamento do Outubro Rosa em Timon

Mamografia

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, conta que, neste mês, o Caism irá intensificar o agendamento e realização de mamografias, além realizar mobilizações nas unidades e em pontos estratégicos da cidade.

Serviços

Entre os serviços ofertados no Caism estão: consultas com ginecologista, mastologista e exames de mamografia, ultrassonografias de mama, gestacional e transvaginal, atendimento com nutricionista, psicologia, colposcopia, vulvoscopia, nutrição, inserção de DIU, biópsia, serviços de enfermagem, citologia, serviço social dentre outros.

“A prefeita Dinair vem trabalhando para reforçar toda rede de saúde. Para chegar ao Caism, primeiro, a mulher passa pela Unidade Básica de Saúde. O Caism oferece atendimento integral à saúde da mulher, com ginecologista, mastologista, exames de mamografia, ultrassonografias de mama, dentre outros, funcionando das 7h às 17h30, de segunda a sexta”, ressaltou a prefeita de Timon.

Saúde Integral

A prefeita Dinair falou sobre a satisfação de a prefeitura oferecer às mulheres de Timon e região uma unidade que garante atendimento à saúde integral. “A prevenção é o caminho. E estamos felizes de realizar a abertura de mais uma importante campanha no nosso município, aqui no Caism, unidade referência da Prefeitura de Timon no atendimento integral à saúde da mulher. Temos uma média de 4 mil atendimentos mensais, com equipe multiprofissional, e um espaço adequado, confortável, para o atendimento dessas mulheres.

Share This Article
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias