Nova indústria deve gerar mais de 100 empregos em Timon

De janeiro de 2022 a agosto de 2023, o número de empresas ativas na cidade cresceu 10,3%
Redação PI24h Redação PI24h

Nos últimos anos, dezenas de novos empreendimentos têm se instalado no município de Timon, atraídos por vantagens como incentivos fiscais, localização estratégica e proximidade com importantes vias de acesso. De janeiro de 2022 a agosto de 2023, o número de empresas ativas na cidade cresceu 10,3%.

Ano após ano, novas indústrias também chegam à cidade, a exemplo da Piauí Milhos Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda, que está em fase de implantação no polo empresarial do município. Há 19 anos produzindo uma grande variedade de produtos de milho no estado do Piauí, a empresa agora resolveu investir na cidade de Timon e, a partir daí, expandir a produção para todo o Maranhão.

“Nós visualizamos aqui, na cidade de Timon, um ambiente com diversas vantagens. Timon está geograficamente bem localizada, com uma área de distribuição bastante grande. A prefeitura oferece incentivos fiscais, temos a proximidade com os principais modais de transporte, como rodovia federal e estadual, ferrovia, um aeroporto aqui em frente ao polo, tudo isso influenciou para que tomássemos a decisão de instalar uma filial nesta cidade que tem grande potencial econômico e tem crescido cada vez mais”, afirmou o diretor administrativo da empresa, Antônio José Lira.

O crescimento do número de empresas e indústrias em Timon impacta diretamente no aumento do número de empregos gerados que, nos últimos 20 meses, teve um aumento de 42%. Com a instalação da Piauí Milhos, por exemplo, de imediato, estão empregadas 50 pessoas do setor de metalúrgica e construção civil. “Logo que a empresa entrar em pleno funcionamento, serão mais de 100 empregos gerados, em diversas áreas profissionais”, acrescenta o diretor administrativo.

Esse crescimento quanto ao número de empresas e, consequentemente, de empregos gera uma nova exigência: a existência de mão de obra qualificada. A esse respeito, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdest), tem exercido importante papel.

“Constantemente, são promovidos cursos de qualificação para os trabalhadores locais, e isso facilita o acesso às mais variadas oportunidades. Nos primeiros meses de 2023, cerca de 600 trabalhadores receberam qualificação através de cursos e capacitações e dezenas desses timonenses já foram encaminhados ao mercado de trabalho”, destaca a secretária da Semdest, Laura Carvalho.

  • Fábrica da Piauí Milhos em implantação em Timon

Para isso, o Executivo Municipal mantém convênios com o Sistema S (Senai, Sesc, Sesi, Senac), além do Sebrae e do Sine. Nesse contexto da promoção de qualificação, a mais recente iniciativa da Prefeitura de Timon, por meio da Semdest, é o Projeto Empresa Escola, que promove cursos para os profissionais timonenses com realização de aulas práticas dentro das empresas e indústrias locais.

“Na metodologia desse projeto, os alunos, depois de assistirem às aulas teóricas, vão para o chão de fábrica vivenciar o dia a dia nas empresas. Inclusive, com esse projeto, a cidade Timon está entre as finalistas do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Inovação, o que representa o reconhecimento das boas práticas implementadas pela gestão municipal para o desenvolvimento econômico”, conta a secretária Laura Carvalho, que também comemora a instalação da nova indústria: “É gratificante ter novas empresas chegando à nossa cidade, apostando no nosso município e contribuindo para o crescimento econômico de Timon”.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias