Escolas municipais recebem projetos de robótica de Timon

O curso de robótica tem melhorado bastante o desempenho dos alunos em matemática em Timon
Redação PI24h Redação PI24h

A Secretaria de Educação de Timon está realizando a I Semana da Robótica de Timon, iniciativa que conta com a colaboração de professores e alunos de 11 instituições da Rede Municipal. O intuito é divulgar, promover a interação e intensificar a prática de habilidades tecnológicas.

A abertura da semana aconteceu nesta terça-feira, dia 07, na Escola José Waquim, no bairro Parque Alvorada. Na oportunidade, os alunos do curso de robótica puderam expor seus projetos, apresentar seus trabalhos e falar sobre as técnicas aprendidas.

“A gente faz esse trabalho de robótica aos sábados. Nessas turmas a gente trabalha com a parte de raciocínio lógico, programação, placas de Arduino, sensores e várias outras coisas. Eles aprendem a fazer carros controlados por bluetooth, internet das coisas, jogos, projetos que facilitam a vida das pessoas e outras utilidades”, explicou Cleber Pereira.

Uma das ideias apresentadas na exposição de abertura foi um projeto de semáforo adaptado para pessoas com deficiência visual. O dispositivo utiliza um sensor de proximidade que detecta a aproximação de pessoas, acionando o sinal vermelho e um sinal sonoro indicando o momento ideal para atravessar avenidas movimentadas.

  • Fotos: I Semana da Robótica em escola de Timon

“O curso de robótica tem melhorado bastante o desempenho dos alunos e o interesse pela disciplina de matemática. Sempre que vem uma novidade, vem também alegria pra eles.”, completou Valdirene Barbosa, gestora da Escola José Waquim.

A Semana da Robótica segue até o dia 11 de novembro, com atividades em oito escolas municipais. A programação também conta uma exposição de projetos na Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias