Timon tem a melhor educação do Maranhão, aponta Ideb

Timon está dentro dos 31% de cidades brasileiras que pagam integralmente o piso dos professores no País
Redação PI24h Redação PI24h

Timon se mantém em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre todos os municípios do Maranhão, tanto nos anos iniciais, que compreende do 1º ao 5º ano, quanto nos anos finais, que compreende do 6º ao 9º ano. O resultado foi alcançado na última avaliação nacional que aconteceu em 2021.

A primeira colocação foi conquistada através de um trabalho amplo e sistematizado da gestão municipal que, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reestruturou toda a Rede de Ensino, desde a parte pedagógica até a parte estrutural, permitindo que o município saltasse da 119° posição nos anos iniciais e da 63° nos anos finais, para o topo do ranking estadual. Para a melhoria de resultados, a Prefeitura apostou em diversos investimentos e implementações pedagógicas.

A criação do programa “Timon, Tempo de Ler” foi uma destas ações que mais impulsionaram os níveis de leitura dos estudantes entre o 2° período do Ensino Infantil e 5° ano do ensino fundamental I. O programa estabeleceu uma rotina de testes de leituras por meio de um aplicativo desenvolvido exclusivamente para esse propósito. No processo, os estudantes que não atingem os níveis ideais de leitura participam de aulas de reforço ministradas por um profissional da própria instituição ou, dependendo da quantidade de alunos, destinado pela Secretaria de Educação.

As formações continuadas, realizadas de forma assídua para os professores e gestores escolares, também têm um papel fundamental na conquista do primeiro lugar. Em 2023, o Centro de Formação Professor Wall Ferraz, espaço usado para esse propósito, passou por uma importante reforma, possibilitando ainda mais conforto durante as aulas.

Como política de valorização, Timon prioriza o pagamento dos salários em dia e está dentro dos 31% de cidades brasileiras que pagam integralmente o piso dos professores. Anualmente, Timon também realiza o Prêmio Educa Timon, que reconhece os esforços desses profissionais com premiações de até mil reais, de acordo com os resultados obtidos na escola em que atuam.

Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias