Piauí deve registrar safra recorde de soja; 1º no Matopiba

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

O governador Wellington Dias participou nesta quinta-feira, dia 17, da Abertura Nacional da Colheita da Soja, que foi realizada, pela primeira vez no Piauí, na Fazenda Progresso, no município de Sebastião Leal. O evento é tradicional e marca o início da colheita da soja, contando com a presença de autoridades e de produtores rurais de todo o País.

De acordo com o acompanhamento da safra brasileira de fevereiro, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Piauí deverá registrar a maior produtividade de soja de sua história, com média de 3.413 kg por hectare (56,8 sacas/ha), colocando-o à frente, em termos de rendimento, dos demais que compõem a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

“O sucesso da produção da soja no Piauí significa força econômica, geração de emprego e condições de ampliar a produção, tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo, atraindo mais investimentos para o Estado. Então, agradeço aos organizadores, porque é um momento para que o Brasil conheça essa região, que é uma das que mais cresce a cada ano e vai seguir crescendo cada vez mais, pois vamos seguir com mais investimentos. Agora com a Transcerrados, estamos recuperando a parte rodoviária, investindo em educação, segurança, ou seja, ao mesmo tempo, a ampliação desses investimentos públicos alavancam ainda mais os investimentos privados”, afirmou Wellington.

A área de semeadura do Piauí gira em torno de 893,2 mil hectares, aumento de 8% frente à temporada 2020/21. Apelidado de “caçulinha”, o Estado começou os investimentos no agronegócio da soja há cerca de 25 anos apenas e cresceu 20% nesse intervalo, saindo de 2.5 milhões de toneladas para 3 milhões de toneladas.

Governador Wellington Dias e comitiva durante evento no sul do Piauí. Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Fazenda e coordenador-geral do Pro Piauí, Rafael Fonteles, destacou os investimentos na infraestrutura das estradas da região dos Cerrados, que permitem o escoamento da produção de soja.

“O governador Wellington Dias, desde o seu primeiro mandato, foi quem interligou essa região do Piauí ao norte do Estado e agora, mais investimentos em infraestrutura estão sendo realizados. Não apenas a conclusão da Transcerrados, a segunda etapa pela PPP e a terceira etapa pela emenda do senador Marcelo Castro, executada pelo DER, mas também as transversais da Transcerrados: a PI-392, em Baixa Grande do Ribeiro, a ligação do Distrito Nova Santa Rosa, em Uruçuí, também para a Transcerrados, assim como outras ligações, e a recuperação da PI-247, que será feita pelo Governo do Estado. Portanto, muito tem sido feito para dinamizar ainda mais a produção aqui no Piauí”, disse Rafael.

A Abertura Nacional da Colheita da Soja é uma iniciativa do Projeto Soja Brasil com a Aprosoja Brasil. Além do esperado enfileiramento de colheitadeiras, mostrando a pujança do setor, também fará parte da programação do dia debates de temas imprescindíveis aos agricultores, dentre eles, como driblar os custos de produção com tecnologia; perspectivas de mercado e logística.

Compartilhar
Compartilhar:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias