Conheça o “Fusca Chinês”, carro que pode chegar ao Brasil

Ora Ballet Cat é uma réplica elétrica chinesa do alemão Fusca
Redação PI24h Redação PI24h
  • O elétrico Ora Ballet Cat, o "Fusca Chinês", é fabricado pela GWM
  • Chinesa vence disputa judicial com Volks e pode lançar carro no Brasil
  • Volkswagen entrou com um pedido liminar que foi revogado pela Justiça

A GWM está vencendo uma disputa judicial com a Volkswagen e pode trazer ao Brasil o “Fusca Chinês”. O Ora Ballet Cat é uma réplica de um dos carros mais icônicos do mundo, em versão elétrica.

A montadora de carros elétricos chinesa registrou o veículo no Brasil junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). No entanto, a Volkswagen entrou com um pedido liminar em caráter de urgência para anular o registro, o pedido foi acatado, mas a chinesa conseguiu a revogação da decisão na Justiça.

A Volkswagen recorreu e alegou que o Ora Ballet Cat é “uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis em nosso País que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida”.

Ora Ballet Cat, o “Fusca Chinês”. Foto: Divulgação

Já a GWM não negou a inspiração afirmando que “por óbvio que desde então os demais players trabalham em novos e aprimorados designs de automóveis, inclusive, considerando aquilo deixado de legado para o estado da técnica – e a fim de ser aproveitado e melhorado pela sociedade – pelas Autoras (VW do Brasil)”.

A empresa chinesa disse por enquanto que não tem planos de vender o carro no Brasil, mas que “até por um posicionamento global, a empresa precisa manter sempre disponível a possibilidade de comercializar qualquer produto da sua linha em qualquer mercado do mundo”.

Fusca Chinês
Ora Ballet Cat, o “Fusca Chinês”. Foto: Divulgação
Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias