- O elétrico Ora Ballet Cat, o "Fusca Chinês", é fabricado pela GWM
- Chinesa vence disputa judicial com Volks e pode lançar carro no Brasil
- Volkswagen entrou com um pedido liminar que foi revogado pela Justiça
A GWM está vencendo uma disputa judicial com a Volkswagen e pode trazer ao Brasil o “Fusca Chinês”. O Ora Ballet Cat é uma réplica de um dos carros mais icônicos do mundo, em versão elétrica.
A montadora de carros elétricos chinesa registrou o veículo no Brasil junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). No entanto, a Volkswagen entrou com um pedido liminar em caráter de urgência para anular o registro, o pedido foi acatado, mas a chinesa conseguiu a revogação da decisão na Justiça.
A Volkswagen recorreu e alegou que o Ora Ballet Cat é “uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis em nosso País que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida”.
Já a GWM não negou a inspiração afirmando que “por óbvio que desde então os demais players trabalham em novos e aprimorados designs de automóveis, inclusive, considerando aquilo deixado de legado para o estado da técnica – e a fim de ser aproveitado e melhorado pela sociedade – pelas Autoras (VW do Brasil)”.
A empresa chinesa disse por enquanto que não tem planos de vender o carro no Brasil, mas que “até por um posicionamento global, a empresa precisa manter sempre disponível a possibilidade de comercializar qualquer produto da sua linha em qualquer mercado do mundo”.