Boletos serão descontados no mesmo dia a partir de 15 de março

Medida válida para todo o Brasil começa a valer nesta sexta-feira.
Renato Rodrigues Renato Rodrigues
  • Na prática: pague até às 16h30 e será descontado no mesmo dia
  • Após este horário, os valores serão descontados no dia útil seguinte
  • Medida começa a valer nesta sexta-feira (15), em todo o Brasil

Os infindáveis boletos passarão por uma mudança – e não, eles não irão desaparecer – na verdade, ele será mais ágil agora. É o que promete o setor bancário. A partir de sexta-feira (15), os boletos pagos até às 16h30 serão compensados no mesmo dia.


A mudança faz com que os boletos passem a ser lidos a partir do prazo denominado D+ O. Após o horário de 16h30, as cobranças voltam ao sistema de D+1 e o valor será descontado no primeiro dia útil após o pagamento do boleto.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), chamou o processo de “modernização feito pelo setor bancário na modalidade boletos”, e a situação envolve 136 instituições bancárias no país. Para a entidade, a mudança traz benefícios para o cobrador e agilidade no e-commerce.

“A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vamos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez“, disse Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Ainda de acordo com a entidade, apenas em 2023 o brasileiro transacionou cerca de 4,2 bilhões de boletos, totalizando R$ 5,8 trilhões. A estimativa da Febraban é de que, com a mudança 57% dos boletos sejam processados no mesmo dia, enquanto 43% se mantém no prazo D+1.

Compartilhar

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias