A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está orientando os municípios do Piauí, que mantenham os postos de vacinação contra a Covid-19 abertos, neste final de ano. A orientação foi um dos encaminhamentos da reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) que aconteceu nesta terça-feira, dia 26.
Além da recomendação para que os gestores municipais mantenham as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas para vacinação; outra determinação do comitê foi a obrigação do uso de máscaras em ambiente hospitalar; e que as unidades de saúde organizem o fluxo de visitas aos pacientes.
“Pedimos aos municípios do Piauí, principalmente os maiores, que promovam a vacinação nas suas UBS, para evitar filas e aglomerações. Todos precisam cooperar, mantendo a higienização das mãos, o uso de máscaras para aqueles com sintomas e grupos de risco e principalmente manter a vacina em dia”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz.
O comitê orienta também a manutenção dos protocolos de etiqueta respiratória, que evitam a propagação do vírus e, principalmente, que a população procure tomar as doses necessárias para proteção contra a Covid-19.
Ao analisar os dados epidemiológicos, o COE decidiu que é essencial que a população mantenha o reforço em relação às vacinas contra Covid-19. “Pedimos que as pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses, tomem a vacina”, disse a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.
Na reunião, foram analisados os dados de venda de testes em farmácias e, na última semana epidemiológica, foi constatado um crescimento das vendas nas cidades de Teresina, Picos e Piripiri. Também houve um aumento na taxa de positividade dos testes realizados pelo Lacen-PI, saindo de 17% para 29,4% na última semana epidemiológica. Atualmente há dois pacientes internados por síndrome respiratória aguda grave.
Segundo os dados apresentados na reunião, pela Gerência de Vigilância em Saúde, o estado apresentou na última semana 115 casos notificados da doença e cinco óbitos. Todas as pessoas tinham comorbidades, segundo a Sesapi. O Comitê de Operações Emergenciais volta a se reunir na próxima quarta-feira, dia 03.