- Prefeito é investigado por corrupção e fraudes em licitações em SC
- Entre as obras com suspeita está a construção de uma ponte em SC
- Doram oito mandados de prisão e 22 de busca e apreensão em Barra Velha
O prefeito de Barra Velha (SC), Douglas Elias Costa (PL), e mais dois secretários municipais foram presos nesta quarta-feira, dia 24, durante a Operação Travessia, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC).
A Operação Travessia investiga crimes de organização criminosa, corrupção e fraudes em licitações. As investigações, que tiveram início em fevereiro de 2023, apontam supostos crimes de corrupção, com participação de agentes públicos e empresários, na execução de obras públicas em Barra Velha.
Em contrapartida, é investigado o recebimento pelos agentes públicos de vantagens indevidas dos empresários contratados, às custas de aditivos em série e medições supervalorizadas. Entre as obras com suspeita de desvio de recursos públicos está e construção de uma ponte na cidade do litoral norte de Santa Catarina.
Os presos serão encaminhados ao Juízo para realização de audiência de custódia. A investigação ainda corre em segredo de justiça, por determinação legal, mas, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas. Ao todo, a operação cumpriu oito mandados de prisão e 22 de busca e apreensão em Barra Velha.
