A Gerência de Vigilância em Saúde apresentou ao Comitê de Operações Emergenciais (COE), levantamento que mostra três mortes e 106 caos notificados de Covid-19 na última semana no Piauí.
Todas as pessoas tinham comorbidades. Entre as vítimas, uma mulher de 40 anos portadora de neoplasia em estágio avançado, residente em Campo Grande do Piauí. Uma idosa de 91 anos com doença cardiovascular crônica, diabetes e doença neurológica crônica, residente em Elesbão Veloso, além de outra paciente de 24 anos portadora de anemia falciforme, residente em Bom Lugar (MA).
A taxa de positividade dos exames realizados pelo Lacen manteve queda nas últimas duas semanas, saindo de 17% na semana 48, para 8% na semana 49 e estando em 6% na semana epidemiológica 50. Os números de internações por síndrome respiratória aguda grave também apresentaram redução, estavam em 02 na semana 48 e nas duas seguintes apresentam-se zerados.
Vacina e Máscara
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reuniu na manhã desta terça-feira, dia 19, membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para avaliação da situação no estado em relação à Covid-19. Para evitar o aumento de casos, o COE recomendou que a população vá aos postos de saúde para iniciar ou completar o esquema vacinal contra a doença.
A vacinação é a melhor forma de prevenir casos graves. Além disso, o Comitê orienta a manutenção dos protocolos de etiqueta respiratória, que evitam a propagação do vírus.

